2. Ortografia
A ortografia é a segmentação da língua que viabiliza a expressão escrita da mesma por meio de sua grafia correta considerando aspectos como: acentuação, pontuação e demais aspectos gráficos.
Emprego do j ou g
- As letras g e j tem o mesmo som antes de e ou i, o que causa dúvidas na grafia. Emprega-se a letra j nas palavras de origem africana e indígena: pajé, jibóia, biju; e nas palavras derivadas de outras que já possuem j: laranjeira (laranja). Emprega-se a letra g nas terminações –ágio, -égio, -ígio, -ógio, -úgio: prestígio, refúgio; e, geralmente, nas terminações –agem, -igem, -ugem: garagem, ferrugem. Exceções: pajem, lambujem.
Emprego do x ou ch
- Emprega-se a letra x normalmente depois de ditongo: caixa, peixe, trouxa; depois de me- inicial: mexer, mexilhão (exceção: mecha e seus derivados); depois de en- inicial: enxurrada, enxaqueca (exceções: encher, encharcar, enchumaças e derivados).
Emprego do s ou z
- Emprega-se a letra s nos sufixos –ês, êsa e –isa, usados na formação de palavras que indicam nacionalidade, profissão, estado social, títulos honoríficos: chinês, chinesa, burguês, burguesa, poetisa; nos sufixos –oso e –osa (que significam “cheio de”),usados na formação de adjetivos: delicioso, gelatinosa.
Emprega-se a letra z nos sufixos –ez e –eza, usados para formar substantivos abstratos derivados de adjetivos: rigidez (rígido), riqueza (rico).
Por que, por quê, porque ou porquê?
- Usa-se por que:
a) Nas interrogativas diretas e indiretas.
Ex: Por que você não veio?
Quero saber por que você não veio.
b) Sempre que estiverem expressas ou subentendidas as palavras motivo, razão:
Ex: Não sei por que ele se ofendeu.
Eis por que não lhe escrevi antes.
c) Quando a expressão puder ser substituída por para que ou pelo(a) qual:
Ex: A estrada por que passei está em péssimo estado de conversação.
- Usa-se por quê:
Quando a expressão aparecer em final de frase ou sozinha:
Ex: Ria, ria sem saber por quê.
Brigou de novo? Por quê?
- Usa-se porque:
Quando a expressão equivaler a pois, uma vez que, para que:
Ex: Não responda, porque ele está com a razão.
Eles resolveram ficar porque já estava muito tarde.
- Usa-se porquê:
Quando a expressão for substantivada, situação em que é sinônimo de motivo, razão:
Ex: O diretor negou-se a explicar o porquê de sua decisão.
- Mal ou mau?
Regra prática: mal é o oposto de bem; mau é oposto de bom.
Ex: mal-humorada, bem-humorada; mau-agouro, bom-agouro.
Mau é adjetivo, portanto modifica um substantivo.
Ex: Ele é um mau companheiro.
Mal pode ser:
- Substantivo: Não há mal que sempre dure.
- Advérbio: O jogador comportou-se mal.
- Conjunção (corresponde a quando): Mal cheguei, ele saiu.
- Prefixo: mal-educado
- Há ou a?
Emprega-se há:
- Com referência a tempo passado:
Ex: Não o vejo há muitos anos.
- Quando se trata da forma do verbo haver:
Ex: Há um artigo interessante nesta revista.
Emprega-se a:
- Com referência a tempo futuro:
Ex: A dois minutos da peça, o ator ainda não tinha chegado.
- Com referência a distância:
Ex: Morava a cinco quadras daqui.
- Mais ou mas?
Mais indica quantidade, é o contrário de menos:
Ex: Converse menos e estude mais.
- A fim de ou afim?
A fim de indica finalidade, corresponde a para:
Ex: Cheguei cedo a fim de terminar meu serviço.
Afim (numa única palavra) corresponde a semelhante ou parente por afinidade:
A Matemática e a Física são ciências afins.
- Em vez de ou ao invés de?
Em vez de significa em lugar de:
Ex: Em vez nos ajudar, prejudicou-nos.
Ao invés de significa ao contrário de:
Ex: Ao invés de baixar, o preço dos legumes subiu esta semana.
3. Acentuação
3.1 Classificação dos vocábulos quanto à sílaba tônica
a) Oxítonos – a sílaba tônica é a última
Ex: cajá; feliz; motor
b) Paroxítonos – a sílaba tônica é a penúltima
Ex: menina; camisa; vida
c) Proparoxítonos – a sílaba tônica é a antepenúltima
Ex: lâmpada; gramática; símbolo
3.2 Regras de acentuação
a) Monossílabos: só recebem acento as palavras monossílabas tônicas terminadas em a(s), e(s), o(s). Ex: gás, fé, sós, lá
b) Oxítonos: só recebem acento se terminados em a(s), e(s), o(s), em, ens. Ex: sofá, jilós, parabéns, maré
c) Paroxítonos: só não recebem acento os terminados em a(s), e(s), o(s), em, ens, am. Ex: vida, casas, peles, cantam, jovens
d) Proparoxítonos: todos são acentuados. Ex: lâmina, límpido, farmacêutico, lâmpada, único
e) Ditongos: recebem acento os ditongos ei, eu, e oi das palavras oxítonas e monossilábicas. Ex: papéis, céu, herói.
ATENÇÃO!
- Não se usa mais o acento nos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas. Ex: ideia, heroico, colmeia, paranoico etc.
f) Hiatos: recebem acento o i ou u tônicos, sozinhos na sílaba (ou acompanhados de s), não seguidos de nh ou não precedidos de ditongos em palavras paroxítonas. Ex: Andaraí, baía, faísca, conteúdo, Piauí
3.3 Crase
- Crase: é a fusão ou a contração escrita e oral da preposição a exigida pela regência de algum verbo ou de algum nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) com:
- O artigo feminino a: Ele não resistiu à pressão.
- Os pronomes demonstrativos aquele, aquela, aquilo: Encaminhe-se àquele balcão.
- Antes das horas: O filme começa às dez.
- Nas expressões proporcionais à medida que, à proporção que.
- Quando estão subentendidas as expressões à moda de, à maneira de.
- Casos em que não ocorre crase
- Antes de substantivos masculinos
- Antes de verbo
- Antes de artigos indefinidos e numerais.
- Entre substantivos repetidos.
3.4 Grafia de palavras
- Homonímia é a relação que se estabelece entre palavras de sentido diferentes, porém com a mesma grafia e mesma pronúncia.
Ex: A manga da minha blusa está manchada.
Manga é a minha fruta favorita.
- Paronímia é a relação que se estabelece entre palavras com grafias e pronúncias semelhantes, mas com significado diferentes.
Ex: A descrição que o autor fez da casa foi perfeita.
A sua discrição me agrada.
Descrição refere-se ao ato de descrever, enquanto discrição refere-se ao que é discreto.
Um comentário:
as paroxítonas tem mais três regrinhas especiais envolvendo ditongos, na próxima aula eu passo isso para a realização do exercício, que é esse aí acima envolvendo as questões 01 e 02.
Relembrando que esse exercício não é para levar mais do que quinze minutos, pois o conteúdo da próxima aula continua sendo sinonímia, antonímia, hipônimos, hiperônimos, anáfora e catáfora. Conto com a colaboração de todos para podermos cumprir o cronograma direitinho.
beeeeijo!
segue o meu e-mail:
julia.uerj@gmail.com
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