18/04/2011 - Aula I
Queridos alunos,
Acabamos de nos conhecer e já entramos em assuntos um tanto quanto complexos da análise textual e da semântica. Mas com a desenrolar de nossos encontros, estas dúvidas serão dirimidas e agregaremos muito uns aos outros.
Então vamos lá!
Comecemos pelo nosso material da última aula. Colocarei aqui a síntese de cada assunto e o link para o material na íntegra. Para acessá-lo basta copiar o link que estará aqui postado e colá-lo em uma nova aba de acesso à internet.
Em caso de dúvidas, fiquem à vontade para comentarem aqui ou mandarem emails para o endereço: chayanaleocadio@gmail.com
1. CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEXTO
Tirinha: As cobras de Luiz Fernando Veríssimo
http://terramagazine.terra.com.br/galerias/0,,OI28497-EI6577-FI1615855,00.html
Observando a tirinha, podemos notar que a quebra da expectativa criada pelo quadrinho 1, produz um efeito de humor ao texto, passando então a uma sátira a lentidão do governo FHC.
A partir destas conclusões é possível demonstrar dados importantíssimos na leitura de um texto:
A partir destas conclusões é possível demonstrar dados importantíssimos na leitura de um texto:
a) Num texto, o significado de uma parte não é autônomo, mas depende de outras com que se relaciona;
b) O significado global de um texto não é o resultado de mera soma de suas partes, mas de uma certa combinação geradora de sentido, ou seja, sentido que advém das múltiplas relações que se estabelecem entre as constituintes do todo.
2. AS PROPRIEDADES DE UM TEXTO
2.1 COERÊNCIA
Veja o texto completo sobre Coerência e Coesão textual, bem como os textos trabalhados em aula, acessando os links abaixo:
http://www.4shared.com/get/97zIpzql/UNIRIO__aula_I_1804_Coerncia_e.html
http://www.4shared.com/document/NOGCJ-EG/O_VERGALHO_Memrias_Pstumas_de_.html
http://www.4shared.com/document/Lv2KWdHZ/Excelente_escravo_anncio_jorna.html
http://www.4shared.com/document/lMzat4x8/Anlise_textual_e_semntica_UNIR.html
Amplexos,
Profª Chayana Leocádio
Nihil est magnum somnianti.
[Cícero, De Divinatione 2.141]
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