Materias

Biologia (7) Cidadania (2) Espanhol (2) Fisica (8) Geografia (22) Geral (13) Historia (29) Ingles (40) Matematica (13) Portugues1 (6) Portugues2 (27) Quimica (20)

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Um planeta Dinâmico...

Galera,

achei um site super interessante que mostra em tempo real, o número de nascimentos e de óbitos do planeta. Contabiliza a população mundial total e as emissões de Gás Carbônico.

http://www.breathingearth.net/

óbviamente trata-se de uma simulação, mas é deveras interessante assistir em tempo real tudo acontecendo.

att,
JJ

terça-feira, 31 de maio de 2011

DISSERTAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO

Alunos queridos,

Nossa última aula foi extremamente prazerosa! Vocês participaram muito e a nossa troca foi SENSACIONAL!!!
É assim que espero que sejam todas as nossas aula.

Bom, conforme prometido, segue o material que permeou nossa última aula.

DISSERTAÇÃO

Dissertação é o tipo de texto que analisa, interpreta, explica e avalia os dados da realidade, pretendendo com isso falar de algo que ele apresenta como uma verdade válida para todos os homens, em todos os tempos e lugares, construído-o com o presente em seu valor atemporal.

Características:
  • Texto de caráter temático, pois analisa e interpreta a realidade com termos abstratos (método, prudência, corrupção, vontade, paixões etc.). Quando se vale de termos concretos (homem, livros, documentos etc ), toma-os em seu valor genérico. Ou seja, não trata de episódios ou seres concretos e particularizados, mas de análises interpretações genéricas válidas para muitos casos concretos e particulares;
  • Existe transformação de situação ao longo do texto;
  • A progressão dos enunciados obedece a uma ordenação e a uma relação lógica (analogia, pertinência, causa¬lidade, coexistência, correspondência, implicação etc. )e NÂO cronológica. Um enunciado é anterior a outro não por causa de uma progressão temporal, mas por causa de uma concatenação lógica;
  • Já que a dissertação pretende expor verdades gerais válidas para muitos fatos particulares, o tempo por excelência da dissertação é o presente no seu valor atemporal; admite-se nela ainda o uso de outros tempos do sistema do presente, a saber, o presente com valor temporal, o pretérito perfeito e o futuro do presente.
Sobre este valor atemporal somando ao caráter de verdade que permeia o texto, o verbos devem ser utilizados da seguinte forma: Modo Indicativo: apresenta o fato como certo, preciso, seja ele passado, presente ou futuro. Presente: faz, fazemos (impessoalidade fraca, mas aceita) e fazem. Pretérito perfeito: fez, fizemos (impessoalidade fraca, mas aceita) e fizeram. Futuro do presente: fará, faremos (impessoalidade fraca, mas aceita) e farão.







LEIAM O MATERIAL COMPLETO NO LINK:
http://www.4shared.com/document/pNmAl76P/UNIRIO_AULA_IV_3005_Dissertao_.html


Em caso de dúvidas, fiquem à vontade para comentarem aqui ou me mandarem emails para o endereço: chayanaleocadio@gmail.com

Amplexos,
Profª Chayana Leocádio
Nihil est magnum somnianti.
[Cícero, De Divinatione 2.141]

domingo, 29 de maio de 2011

Apostila de Cartografia

Aí vai a apostila de Cartografia para vocês estudarem bastante.
=D
bjks,
JJ

Aula de Cartografia completa

Olá galerinha,

aí vai a aula de cartografia que fiquei devendo

bjks,
JJ