Materias

Biologia (7) Cidadania (2) Espanhol (2) Fisica (8) Geografia (22) Geral (13) Historia (29) Ingles (40) Matematica (13) Portugues1 (6) Portugues2 (27) Quimica (20)

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Figuras de Linguagem - Folha 02

Com um pouco de atraso aí vai a Folha 02 de Figuras de Linguagem (corrigida em sala de aula antes da minha licença médica) com o Gabarito.





Abreijos,
Nos vemos próxima 2ª (dia 23 de Maio). Saudade de vocês!


"Quero a delicia de poder sentir as coisas mais simples"

Manuel Bandeira

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Sobre a aula de 18-05-2011

Esse recado é porque eu realmente me sinto mal com essas situações.
Olá pessoal,
a aula foi horrível. Não conseguimos aproveitar o tempo e ainda por cima tivemos aquela situação toda do término.
Espero que vocês compreendam que as coisas precisam mudar.
Inicialmente, precisamos entender o motivo pelo qual estamos na sala de aula. Se vocês querem ter aulas precisam ser parte integrante da mesma.
Terminei a aula abruptamente pelos seguintes motivos:
1 eu não quero ser autoritária e pedir para que parcela da turma se retire. Vocês são um grupo, comportem-se enquanto tal.
2 todos vocês precisam criar a consciência de que podem dirigir a aula, ou seja, quem está quieto pode fazer valer o seu direito de ter a aula. Não posso estar sozinha nessa.
3 as pessoas que ainda não conseguem se conter precisam entender a dimensão do estrago que estão fazendo.
Eu não quero tirar de sala, ficar gritando e coisas do tipo. A aula de ontem foi muito desgastante para mim, demorei para dormir, para conseguir me concentrar e tudo isso porque tive que gritar e ser muito agressiva. Isso não vai mais acontecer. As coisas têm que ser diferentes.
Por favor, aceito sugestões.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Venha Trabalhar conosco

Venha trabalhar no Pré-Vestibular Comunitário da UNIRIO!
Pré-Vestibular comunitário da UNIRIO está selecionando pessoas capacitadas para trabalhar com todas as disciplinas escolares e também pedagogia e administração. Somos um projeto de extensão do curso de Ciência Política que existe desde 2009. Temos reconhecimento do MEC e forneceremos um diploma de participação no projeto, é uma ótima oportunidade para a primeira experiência em sala de aula.
Mande o seu currículo para prevestunirio@yahoo.com.br e marque sua entrevista!
Telefone: 21 99624523 (vivo) falar com a Suane.
Funcionamos no endereço (Das 18hs às 21:30h de segunda à sexta e aos sábados em período integral):
Rua Voluntários da Pátria, nº107, Botafogo – UNIRIO. Próximo ao metrô de Botafogo. Sala do pré-vestibular.

terça-feira, 17 de maio de 2011

República Democrática

Aula: Era Vargas

Carta Testamento de Getúlio Vargas

A Carta Testamento do Presidente Getúlio Vargas

"Mais uma vez, a forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e novamente se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam, e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes.
Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a justiça da revisão do salário mínimo se desencadearam os ódios. Quis criar liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás e, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre.
Não querem que o povo seja independente. Assumi o Governo dentro da espiral inflacionária que destruía os valores do trabalho. Os lucros das empresas estrangeiras alcançavam até 500% ao ano. Nas declarações de valores do que importávamos existiam fraudes constatadas de mais de 100 milhões de dólares por ano. Veio a crise do café, valorizou-se o nosso principal produto. Tentamos defender seu preço e a resposta foi uma violenta pressão sobre a nossa economia, a ponto de sermos obrigados a ceder.
Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante, incessante, tudo suportando em silêncio, tudo esquecendo, renunciando a mim mesmo, para defender o povo, que agora se queda desamparado. Nada mais vos posso dar, a não ser meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida.
Escolho este meio de estar sempre convosco. Quando vos humilharem, sentireis minha alma sofrendo ao vosso lado. Quando a fome bater à vossa porta, sentireis em vosso peito a energia para a luta por vós e vossos filhos. Quando vos vilipendiarem, sentireis no pensamento a força para a reação. Meu sacrifício vos manterá unidos e meu nome será a vossa bandeira de luta. Cada gota de meu sangue será uma chama imortal na vossa consciência e manterá a vibração sagrada para a resistência. Ao ódio respondo com o perdão.
E aos que pensam que me derrotaram respondo com a minha vitória. Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo de quem fui escravo não mais será escravo de ninguém. Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue será o preço do seu resgate. Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História." (Rio de Janeiro, 23/08/54 - Getúlio Vargas)