sexta-feira, 24 de junho de 2011

AULA DE INGLES - ADVERBIOS

ADVERBS

Os Advérbios são palavras que modificam um verbo, um adjetivo ou um outro advérbio.Em inglês, classificam-se, de maneira geral, em seis categorias:
1. Frequency (advérbios de freqüência): Estes vêm antes dos verbos comuns e são colocados depois dos verbos auxiliares em uma frase.São eles, entre outros:

always- sempre
never- nunca
sometimes - às vezes
often - freqüentemente
seldom - raramente
once - uma vez
twice - duas vezes


2. Manner (advérbios de modo): derivam de adjetivos e geralmente terminam por ly:


slowly- vagarosamente
quicly- rapidamente
carefully- cuidadosamente
fluently- fluentemente
patiently- pacientemente
kindly- gentilmente
really- realmente
hardly- mal
well- bem.


3. Time (advérbios de tempo):

now- agora
still- ainda
soon- logo
early- cedo
tomorrow- amanhã
yesterday- ontem
tonight- esta noite
last month- no mês passado
next week- na próxima semana
on Saturday- no sábado

4. Place (advérbios de lugar):

here- aqui
there- lá
everywhere- em todo lugar
above- acima
around- ao redor de
beside- ao lado de
upstairs- no andar de cima
downstairs – no andar de baixo


5. Degree or Intensity (advérbios de intensidade):

very- muito
too- demais
almost- quase
more- mais


6. Doubt ( advérbios de dúvida):

maybe/perhaps- talvez
probably- provavelmente
possibly- possivelmente

Exemplos de uso dos advérbios em um contexto:
Don’t you cry tonight, there’s a heaven above you, baby…(Não chore esta noite, há um paraíso sobre você, baby).


What I really wanna say I can’t define! (O que eu realmente quero dizer, não consigo definir!)


Girl, I’m leaving you tomorrow…(Garota, deixarei você amanhã...)


I will always love you! (Eu vou sempre amar você!)


Say it once, say it twice! (Diga uma vez, diga duas vezes!)


It’s too late, baby, now it’s too late… ( É tarde demais, querido, agora é tarde demais...)

AULA DE INGLES - QUESTION TAG

QUESTION TAGS

São pequenas perguntas que se faz após uma declaração para pedir uma confirmação e são usadas basicamente em conversas informais. As question-tags são feitas com o verbo auxiliar da oração principal. Se a declaração for afirmativa a question-tag será negativa:

Ex.: She is studying in her room now, isn’t she? (Ela está estudando na sala dela agora, não está?

Ex.: You would help me, wouldn’t you? (Você me ajudaria, não ajudaria?)

Ex.: They work in the morning, don’t they? (Eles trabalham de manhã, não trabalham?)

Ex.: I am very late today. Aren’t I/ am I not? (Estou muito atrasada hoje, não estou?)

Quando a declaração for negativa a question-tag será afirmativa:

Ex.: We aren’t going to play tennis tomorrow, are we? (Nós não iremos jogar tênis amanhã, iremos?)

Ex.: They won’t come on Friday, will they? (Eles não virão na sexta, virão?)

Ex.: He doesn’t work in the afternoon, does he? (Ele não trabalha à tarde, trabalha?)

AULA DE INGLES - COMPARISON OF ADJECTIVES

COMPARISIONS - COMPARATIVOS

Conceito

Em inglês há, pelo menos, duas formas diferentes de se fazer comparações, que variam de acordo com os adjetivos que se pretendem comparar – se eles são “longos” ou “curtos”.

Além das formas comparativas comuns, que comparam um objeto, uma situação ou um indivíduo com outro – She is taller than me (Ela é maior do que eu) – há também a categoria dos superlativos, que comparam um objeto, situação ou indivíduo ao conjunto restante – She is the tallest in the classroom – (Ela é a maior da classe).

Forma-se o comparativo da maioria dos adjetivos “curtos” acrescentando-se -er ao final do adjetivo e acrescentando-se –est ao final do superlativo.



Adjective
old (velho)
large(estenso)
big (grande)
dirty* (sujo)
colf (frio)
small (pequeno)

Comparative
older
larger
bigger
ditier
colder
smaller

Superlative
oldest
largest
biggest
dirdiest
coldest
smallest


Note: observa-se que nos casos em que o adjetivo termina em “y”, na formação do comparativo e do superlativo, o y “cai” e completa-se com -ier ou –iest.

Adjective
fast
(rápido)
high
(alto - objetos)
slow
(devagar)
hot
(quente)
young
(novo/nova)
tall
(alto pessoas)

Comparative
faster
higher
slower
hotter
younger
taller

Superlative
fastest
highest
slowest
hottest
youngest
tallest


Há algumas formas irregulares de comparativos e superlativos:

Adjective
good (bom)
bad (ruim)
far (longe)

Comparative
better
worse
farther

Superlative
best
worst
farther


Usa-se um “adjetivo comparativo + than” quando comparam-se duas coisas diferentes.

Exemplos

Comparativos:

•Brazil is bigger than Sweden. (O Brasil é maior do que a Suécia).

•It is colder in Swiss than in Brazil. (É mais frio na Suíça do que no Brasil).

•Portugal is smaller than Brazil. (Portugal é menor do que o Brasil).

•Mexico is hotter than Sweden. (O México é mais quente do que a Suécia).

• I think my country is larger than Germany. (Eu acho que o meu país é mais extenso do que a Alemanha).

• My friend is younger than me. (Meu/minha amigo/amiga é mais novo/nova do que eu).

• The car is faster than bicycle.(O carro é mais rápido do que a bicicleta).

•The building is higher than my house. (O prédio é mais alto do que a minha casa).

•My cousin is older than me. (Meu/ minha primo/ prima é mais velho/velha do que eu).

•The helicopter is slower than the airplane.(O helicóptero é mais devagar do que o avião).

•I think milk with coffee is better than milk with chocolate.(Eu acho que leite com café é melhor do que leite com chocolate).

•I think milk with chocolate is worse than milk with coffee. (Eu acho que leite com chocolate é pior do que leite com café).


Superlativos:

• Kevin is my best friend. (Kevin é o meu melhor amigo)

•I think the war is the worst thing that exists. (Eu acho a guerra a pior coisa que existe)

•Rio Grande do Sul is the coldest state in Brazil. (O Rio Grande do Sul é o estado mais frio do Brasil).

•China´s population is the biggest of the world. (A população da China é a maior do mundo)


Formamos o comparativo da maioria dos adjetivos “longos” usando “more + adjetivo”

AULA DE INGLES - FUTURE CONTINUOUS TENSE

FUTURE CONTINUOUS TENSE


Emprega -SE oFuture Continuous parágrafo:

1. Descrever Ações Que irão decorrer números determinado
Momento sem Futuro: Ex:. John



vai ser trabalhar para outra empresa em duas
semanas. = O João eStara trabalhando parágrafo UMA outra Companhia de Dentro
. Duas Semanas



. dois Perguntar Sobre os Planos de alguem, OU pedir Informações Sobre algoritmos, de forma delicada UMA : Ex:.



Will você se vir com sua esposa? = Voce VEM
com um Tua Esposa ?



Como exemplo a conjugação tendão o verbo fazer .



Affirmative
Form



Formação:



WILL / SE + BE + verbo NA FORMA-ING



I deve / vai ( eu vou ) ser fazer = eu estarei Fazendo você

vai (você vai ) ser feito = VOCÊ eStara Fazendo ele

vai (ele vai ) ser feito = elemento eStara Fazendo ela

vai (ela vai ) ser feito = ELA eStara Fazendo isso

vai (ele vai ) ser feito = elemento / ELA eStara Fazendo que

deve / vai (nós ' ll ) ser feito = NÓS estaremos Fazendo (1)

você vai (você vai ) ser feito = voces estarão Fazendo eles

vão (eles 'll ) ser fazer eles = / ELAS estarão Fazendo NOTA: (1) HA varias possibilidades de tradução ( Pará a Língua Portuguesa) da conjugação do Future Continuous, estando Este tempo verbal dependente do Contexto de UMA Frase.













Negative Form



Formação:



WILL / NÃO SE + BE + verbo NA FORMA-ING





I deve / não ( não deve, ganhou " t ) seja fazendo

você não vai ( não ) ser feito

, ele não vai ( não ) ser feito

, ela não vai ( não ) ser feito

é não ( não ) ser feito

que deve / não ( não deve, não ) ser feito

você não vai ( não ) ser feito

que não ( não ) ser feito





NOTA:

Forma contraída de não : não deve

Forma contraída de não : não vai UO 'não vai





Interrogative Form



Formação:



WILL / SE +
Sujeito + BE + verbo NA FORMA-ING



deve / vai me ser fazer ?

será que você se fazendo ?

vai ele ser feito ?

vai ela ser feito ?

será que ser feito ?

deve / será que se está fazendo ?

será que você se fazendo ?

será que ser feito ?





Interrogative Form-negativos



Formação:



WILL / SE +
Sujeito + NOT BE + verbo NA FORMA-ING

OU

NÃO DEVERÁ / WILL NOT +
Sujeito + BE + verbo NA FORMA-ING



deve / se eu não estar fazendo ? UO não deve / não que eu seja fazendo ?

será que você não
ser fazendo ? UO não lhe ser feito ?

será que ele não
se fazendo ? OU não vai ele ser feito ?

será que ela não
se fazendo ? OU não , ela se fazendo ?

será que não
ser fazer ? UO não é ser fazer ?

deve / será que não se está fazendo ? UO não deve / não temos ser feito ?

será que você não
se fazendo ? OU não lhe ser feito ?

será que eles não
se fazendo ? OU não eles ser feito ?



NOTA:



Emprega-SE o deve : a) na 1 ª Pessoa do plural e singular b) principalmente los inglês británico c) los Linguagem formal d) nd Escrita, nao si emprega uma forma contraída











'll



Emprega -SE o será : a) TODAS los como Pessoas (incluíndo a 1 ª) do singular e plural b) in forma contraída 'll los Linguagem informal O









deve e utilizado Menos Hoje em
dia.

AULA - PAST CONTINUOUS TENSE

PAST CONTINUOUS - PASSADO CONTÍNUO

Conceito

O Past Continuous é uma ação que teve uma duração em um passado estabelecido, ou uma ação que foi interrompida.

Exemplo:

A noiva já estava se dirigindo para o altar quando cheguei na Igreja.


Estrutura Sintática

Esse tempo é formado pelo passado do verbo to be (was/ were) e pelo sufixo –ing acrescido ao verbo principal. A estrutura sintática das sentenças segue o modelo:

Sujeito + Verbo to be conjugado no passado (was, were) + Verbo principal acrescido do sufixo –ing + Complemento


Situações de Uso

a) Ação que estava ocorrendo no momento em que uma outra a interrompeu. Neste caso, o Past Continuous é geralmente utilizado com as conjunções: when, while e as.

Exemplo:

When I arrived, Tom was talking on the phone.

b) Em ações simultâneas.

Exemplo:

They were sleeping while I was reading.


Outros Exemplos:

I’m australian, but I was spending a few months over in Britain. (Eu sou australiano, mas estava passando alguns meses na Inglaterra.)

I was watching TV when the phone rang. (Eu estava assistindo à TV quando o telefone tocou.)

The dress she was wearing was awful. (O vestido que ela estava usando era horrível.)

He was drawing when his mother arrived. (Ele estava desenhando quando sua mãe chegou.)

AULA DE INGLES - PRESENT CONTINUOUS TENSE

PRESENT CONTINUOUS - PRESENTE CONTÍNUO

Conceito

O Present Continuous é um tempo verbal que mostra movimento, algo que está acontecendo. Uma ação que ocorre no momento da construção da frase. Este tempo verbal indica a continuidade da ação.

Exemplos:

Estou falando francês agora.

Os amigos estão conversando no parque.


Estrutura Sintática
Esse tempo é formado pelo presente simples do verbo to be (am/is/are) e pelo sufixo –ing acrescido ao verbo principal.


A estrutura sintática das sentenças segue o modelo:

Sujeito + Verbo to be conjugado no presente + Verbo principal acrescido do sufixo -ing + Complemento


Situações de Uso

a) Ações que ocorrem no momento presente. Neste caso, faz-se o uso de advérbios, como: now, at this moment, at present, etc.
Exemplo:
It is raining now.

b)Ações que irão ocorrer em um futuro próximo. Neste caso, o Present Continuous é geralmente utilizado com: tomorrow, next year, next week, two months from now, in a week’s time, within a fortnight, etc.
Exemplo:

She is going to London next month.

Outros Exemplos:

We are walking in the park. (Nós estamos caminhando no parque.)

She is teaching Portuguese now. (Ela está ensinando português agora.)

AULA DE INGLES - SIMPLE FUTURE TENSE

SIMPLE FUTURE TENSE

Simple Future Tense ou simplesmente o Futuro em nossa queridíssima língua portuguesa.
Em Inglês o verbo sozinho não consegue expressar um tempo verbal, aí entram os Auxiliary Verbs ou Verbos Auxiliares, que ajudarão/auxiliarão o verbo a expresar tal tempo.
Para que possamos dizer que algo será feito no futuro usaremos Will ou Be going to, as diferenças entres essas duas formas serão cobertas nos próximos posts.
(Todas as pessoas, da 1ª do singular a 3ª do plural, usam Will.)
Affirmative:
I will get a new job. (Eu conseguirei um novo emprego.)
She will set up her bussiness next month. (Ela começará seu novo negócio mês que vem.)
They will move to Curitiba. (Eles se mudarão para Curitiba.)
Nas sentenças afirmativas fica bastante claro a função do Verbo Auxiliar, neste caso o Will.
O Will dará sentido no futuro ao verbo principal das frases.
Estrutura*:
Subject/Sujeito + Auxiliary Verb/Verbo Auxiliar + Main Verb/Verbo Principal + Objects.
Mary (She) will bake a cake.
Joshua (He) will climb a mountain.
Jeff and Jane (They) will buy a new house.
A estrutura é formada por um Sujeito da frase seguida do verbo auxiliar Will, verbo principal que fica em sua forma base** e o objeto do verbo transitivo direto.
Negative:
I won’t forget her name. (Eu não esquecerei o nome dela.)
She won’t quit her job. (Ela não sairá de seu emprego.)
They won’t stop smoking. (Eles não pararão de fumar.)
Assim como nas sentenças afirmativas o verbo auxiliar está dando o sentido de futuro ao verbo principal, aqui seu sentido é uma forma no futuro e negativa.
Estrutura*:
Subject/Sujeito + Auxuliary Verb/Verbo Auxiliar + Main Verb/Verbo Principal + Object.
I won’t/will not drop out my English course. (Eu não sairei do curso de Inglês.)
She won’t/will not break up with Kevin. (Ela não terminará com Kevin.)
He won’t/will not miss his classes this year. (Ele não faltará as aulas esse ano.)
Interrogative (Affirmative and Negative):
Affirmative Interrogative:
Will you keep on working at the bank? (Você continuará a trabalhar no banco?)
Will she work out a solution? (Ela achará uma solução?)
Will they go home by bus? (Eles irão para casa de ônibus?)
Negative Interrogative:
Won’t David put on his new coat? (David não colocará seu novo casaco?)
Won’t she meet Jonathan at the mall? (Ela não encontrará Jonathan no Shopping?)
Won’t the electric cars come out this year? (Os carros elétricos não serão produzidos esse ano?)
Estrutura*:
Auxiliary Verb/Verbo Auxiliar + Subject/Sujeito + Main Verb/Verbo Principal + Objects.
Will Kathy marry next year? (Kathy se casará ano que vem?)
Won’t Carl buy an iron? (Carl não comprará um ferro de passar?)
Won’t they fix dinner tonight? (Eles não farão jantar esta noite?)
Para se formar uma pergunta no futuro em inglês coloca-se o verbo auxiliar antes do Subject/Sujeito e deixa-se sempre o verbo em sua forma base**.
Contrações/Contractions:
Pode-se contrair o pronome e o verbo auxiliar:
I will - I’ll
You will - You’ll
He will - He’ll
She will - She’ll
It will - It’ll
We will - We’ll
They will - They’ll
1. Future Tense: GOING TO
2.
o Going to significa “indo”, ou seja, o presente do verbo to go . Mas ele é usado para formar frases onde a ação principal ainda vai acontecer no futuro (futuro imediato – immediate future).
o Exemplo:
o I’m going to meet the girl
o (Eu estou indo encontrar a garota.)
3.
o Uso Be going to é uma estrutura que pode ser usada para falarmos de planos futuros de forma informal. Going to enfatiza a idéia de intenção, de uma decisão que já foi tomada. Ex.: Mark is going to cross Ireland. His friends are going to help him. Um outro uso do going to é o de predizer o futuro devido a um indício presente. Ex.: Look at the sky! It's going to rain. They drive dangerously. They are going to crash.
4. Forma afirmativa:
o Esta forma de futuro é um tempo verbal composto, formado pelo verbo to be no presente simples (am, is, are) e going to, ao que adicionamos a forma natural do verbo que desejamos colocar no futuro. Essa formação é composta assim:
o Sujeito + verbo to be + going to + verbo principal
5.
o Exemplos:
o - She is going to dinner in the restaurant (Ela está indo jantar no restaurante)
o - We’re going to work on the project
o (Nós estamos indo trabalhar no projeto)
6. Forma Negativa:
o Coloca-se o "not" entre o verbo to be e o "going to":
o Exemplo:
o Paul is not going to marry her because of the baby.
o (Paulo não irá casar com ela por causa do bebê.)
o Forma contraída:
o Paul isn’t going to marry her because of the baby.
7. Forma Interrogativa:
o Basta colocarmos o verbo to be antes do sujeito.
o Exemplo:
o Is he going to be here today?
o (Ele irá esta aqui hoje ?)
8. Portanto:
9.
o Outros Exemplos: • Joana is going to have a baby.
o (Joana vai ter um bebê). • Eduardo is going on vacation tomorrow. (Eduardo vai sair de férias amanhã). •Im going to do my homework.
o (Eu vou fazer minha tarefa). •You aren’t going to clean the house. (Você não vai limpar a casa). •Are they going to pay for us? (Eles vão pagar para nós?).
10. Expressões do tempo usado nesse tempo verbal:
o Aparecem normalmente no final das frases:
o Tomorrow (amanha)
o Next year, next month (proximo...)

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Não aula 23/06

Aviso que o Pedro 'Obina' e o Pedro 'Ph' não darão aula, na sexta feira do feriado.

é isso

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Dissertação-Argumentativa

Para quem ainda está com dúvidas de como elaborar uma dissertação-argumentativa, segue um esquema bem resumido de tudo que vimos. Logo abaixo, as instruções de como fazer o Plano de Texto. E, por fim, alguns erros que não podemos cometer.

(cliquem na imagem para ampliá-la)