sábado, 2 de julho de 2011

Lista de exercícios

Assunto: Geografia da População
Turma(s): extensivo e intensivo
Prazo: exercícios serão corrigidos ainda em juho em sala de aula.


OBS.: se alguém quiser receber esta lista de exercícios em PDF (que já tem a imagem do mapa do exercício 1) mande um e-mail para: ghlebrao@gmail.com (assunto: prevestunirio).




1 - Observe o mapa do link abaixo e responda as questões que se seguem:

ftp://geoftp.ibge.gov.br/mapas/tematicos/mapas_murais/distribuicao_populacao_2000.pdf

a) se trata de um mapa temático ou matemático? Porque?
b) Este mapa é resultado do CENSO de 2000, ou seja, não é atualizado pelas informações do CENSO 2010. Com base nos seus entendimentos de população brasileira e nos debates feitos em
sala de aula, você acredita que no aspecto da concentração populacional por regiões o mapa ainda representa uma realidade do país? Porque?
c) Identifique visualmente os estados com maior concentração populacional e escreva sobre os principais motivos para esta concentração.
d) Identifique visualmente os estados com menor concentração populacional e escreva sobre os principais motivos para esta baixa concentração.
e) Cite um motivo físico pelo qual os estados da região norte do país tem baixa concentração populacional se comparadas com estados das demais regiões.
2 - Observe as informações hipotéticas abaixo e responda as perguntas que seguem:
País A:
População total: 200.000 habitantes
Extensão territorial: 25000 km²
País B:
População total: 1.500.000 habitantes
Extensão territorial: 50.000 km²
a) Qual país é o mais populoso? Porque?
b) Qual país é o mais povoado? Porque?
3 - Observe o texto abaixo e responda as perguntas que se seguem:
''(...)A cidade se encontra prostituída,
Por aqueles que a usaram em busca de saída.
Ilusora de pessoas e outros lugares,
A cidade e sua fama vai além dos mares.
(...)''
(nação zumbi - a cidade)
a) o fragmento acima evidencia um fato histórico vivido intensamente até o final do século passado no Brasil, que foi o chamado êxodo rural. Explique o que é este fenômeno demográfico e como, no Brasil, ele teve relação com a questão de concentração populacional em determinadas partes do território.
b) explique porque o autor colocou a cidade como ''saída ilusora''.
4 - É comum o debate sobre patrimônio e cultura no meio científico e no meio social. A ciência, principalmente, tem uma forma muito plural de lidar com este debate, inúmeros profissionais de inúmeras áreas do conhecimento tem conceitos diferentes de patrimônio e cultura.
Entretanto, no meio de tanto debate existe um consenso social: a necessidade de preservação do patrimônio. Com base neste consenso, inúmeros paises já tem órgãos destinados a preservação de patrimônios culturais (materiais e imateriais).
No brasil, o IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional -, criado em 1937, é o órgão público responsável pela preservação do patrimônio nacional e realiza constantemente tombamentos pelo país.
Com base no debate feito em sala de aula e nos esclarecimentos contidos no texto acima, responda as perguntas abaixo:
a) Cite um exemplo de patrimônio cultural material e um de patrimõnio cultural imaterial no Brasil.
b) Sabendo que o turismo histórico/cultural é uma atividade econômica que tem relação com os locais onde há tombamentos de patrimônio cultural, explique como o IPHAN pode ser considerado indiretamente um agente econômico.
5 - Responda:
a) o que é demografia?
b) o que é taxa de natalidade e taxa de mortalidade?
c) o que é crescimento vegetativo?
d) o que é explosão demografica? Apresente um caso deste fenômeno no Brasil.
e) o que é uma pirâmide etária e quais são as principais análises que podemos fazer sobre uma pirâmide etária?
f) em demografia, o que é PEA?
g) qual a diferença entre imigração e emigração?
6 - Marque abaixo as afirmações corretas:
( ) Podemos dizer, em suma, que pulação é um grupo de individuos de uma mesma espécie que vivem em um mesmo local, que sociedade é uma população com regras de convivência e que nação é uma sociedade com interação socia e entendimento de unidade (nacionalismo).
( ) a taxa de mortalidade infantil é um dado demográfico importante para se analizar a migração por um território.
( ) O CENSO, que no Brasil acontece de 10 em 10 anos, não apresenta só dados quantitativos, mas qualitativos também.
( ) O IBGE utiliza os dados do CENSO para produzir mapas matemáticos.
7 - Quais são as principais teorias demográficas, o que elas dizem e quais são as principais diferenças entre elas?
8 - Quais são os principais movimentos migratórios existentes no sudeste brasileiro? E no nordeste?
9 - diferencie migração pendular de êxodo rural.
10 - Como os movimentos migratórios internos sobre um território podem alterar os indices de
povoamento (hab./km²) das regiões deste território?
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terça-feira, 28 de junho de 2011

EXTENSIVO - Química das Soluções

Esse material a seguir foi feito pela professora Mariana.

EXTENSIVO - Química das Soluções

Segue a lista que passei para alguns por e-mail. A seguir está o gabarito. Com as aulas que foram dadas até então vocês já estão aptos a fazer a 1ª parte da mesma.