Materias

Biologia (7) Cidadania (2) Espanhol (2) Fisica (8) Geografia (22) Geral (13) Historia (29) Ingles (40) Matematica (13) Portugues1 (6) Portugues2 (27) Quimica (20)

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Novo colaborador Lingua Inglesa

Caros Alunos,

Informo que a partir de 20/04/2011, temos nova integrante na equipe de LINGUA INGLESA, é o Leonardo, Coordenador e Professor de Quimica, somando assim esforços e agregando valor, em nossa disciplina.

At.

AULA DE INGLES - PLURAL (PARTE 002)

Plural

As palavras ARCHIPELAGO, BANJO, BUFFALO, CARGO, VOLCANO, GROTTO E NEMENTO admitem o plural com S ou ES;

Palavras terminadas em CH cujo som seja de K, acrescenta-se S;

STOMACH - STOMACHS
PATRIARCH - PATRIARCHS
EPOCH - EPOCHS

Plural Irregular

FOOT - FEET
CHILD - CHILDREN
MOUSE - MICE
TOOTH - TEETH
WOMAN - WOMEN
LOUSE - LICE
GOOSE - GEESE
MAN - MEN
OX - OXEN

Palavras de origem grega terminadas em IS, troca-se o IS por ES;

CRISIS - CRISES;
ANALYSIS - ANALYSES

Palavras de origem grega terminadas em ON, troca-se ON por A;

PHENOMENON - PHENOMENA
CRITERION - CRITERIA

Palavras de origem latina terminadas em UM, troca-se UM por A;

DATUM - DATA
ERRATUM - ERRATA

Substantivos patrios terminados em SE, SH, CH e SS, tem a mesma forma para o singular e para o plural;

ENGLISH - ENGLISH
JAPANESE - JAPANESE
FRENCH - FRENCH
SWISS - SWISS

Substantivos de nacionalidade terminados em MAN, troca-se MAN por MEN;

IRISHMAN - IRISMEN
SCOTSMAN - SCOTSMEN

Fazem o plural as seguintes excecões:

GERMAN - ROMAN - NORMAN

Adjetivos substantivos conservam a mesma forma para o singular e para o plural;

THE RICH - THE OLD - THE POOR - THE YOUNG

Algumas palavras tem a mesma forma para singular e plural;

SHEEP - SPECIES - DEER - MEANS - TROUT - SERIES

Alguns substantivos singulares na forma sao usados apenas em sentido plural;

CATTLE - ARMY - PEOPLE - MANKIND - POLICE - VERMIN

Alguns substantivos sao incontaveis, nao admitem o uso de artigos indefinidos (a,an), nem o acrescimo de S para formaçao do plural;

NEWS - HEALTH - GARBAGE - KNOWLEDGE - SOAP - EQUIPMENT - TRASH - ENGLISH, FRENCH
COFFE - WATER - ADVICE - LAUGHTER - WEATHER - ATTENTION - DIRT - PROGRESS - BREAD
FURNITURE - INFORMATION - FREIGHT - LEISURE - MONEY - GOSSIP

Para dizer um, uma, podemos usar A PIECE OF, A WORD OF, ou AN ITEM OF;

A piece of information - a word of advice

Para indicar uma quantidade indefinida podemos usar SOME;

SOME NEWS - SOME ADVICE - SOME FURNITURE

Sendo incontaveis pedem o verbo no singular;

THE NEWS IS GOOD;
THERE IS MUCH FURNITURE IN THAT ROOM
SOME INFORMATION IS IMPORTANT

Todos os substantivos de origem latina terminados em IX devem ter o IX substituido por CES;

APPENDIX - APPENDICES

A palavra PYJAMAS é usado tanto no singular quanto no plural, nao podemos dizer I´M WEARING MY PIJAMA e sim I´M WEARING MY PYJAMAS;

A palavra JEANS faz parte do grupo das parelhas (substantivos designando coisas que tem duas partes iguais, como por exemplo "um par de oculos", ESSAS PALAVRAS so existem no plural, nao possuem forma singular;

segunda-feira, 18 de abril de 2011

SONG_VIVA LA VIDA_COLDPLAY

Hello, KIDS!!!

THERE IS THE LETTER TO WORK AT CLASS!!!
COME ON!!! LETS START!!!


Viva La Vida
I used to rule the world
Seas would rise when I gave the word
Now in the morning I sleep alone
Sweep the streets I used to own

I used to roll the dice
Feel the fear in my enemy's eyes
Listened as the crowd would sing
Now the old king is dead! Long live the king!

One minute I held the key
Next the walls were closed on me
And I discovered that my castles stand
Upon pillars of salt and pillars of sand

I hear Jerusalem bells are ringing
Roman Cavalry choirs is singing
Be my mirror, my sword and shield
My missionaries in a foreign field

For some reason I can't explain
Once you go there was never
Never an honest word
That was when I ruled the world

It was the wicked and wild wind
Blew down the doors to let me in
Shattered windows and the sound of drums
People couldn't believe what I'd become

Revolutionaries wait
For my head on a silver plate
Just a puppet on a lonely string
Oh who would ever want to be king?

I hear Jerusalem bells are ringing
Roman Cavalry choirs are singing
Be my mirror, my sword and shield
My missionaries in a foreign field

For some reason I can't explain
I know Saint Peter won't call my name
Never an honest word
But that was when I ruled the world

Oh, oh, oh, oh, oh

Hear Jerusalem bells are ringing
Roman Cavalry choirs are singing
Be my mirror, my sword and shield
My missionaries in a foreign field

For some reason I can't explain
I know Saint Peter won't call my name
Never an honest word
But that was when I ruled the world

EXERCICIOS PARA FIXAÇAO_PLURAL_COM GABARITO

Exercícios Resolvidos

Assinale a alternativa que contém o plural correto dos seguintes substantivos:

monkey - appendix - story - shrimp - tomato - proof

a) monkeys - appendixes - stories - shrimps - tomatos - prooves
b) monkies - appendices - storys - shrimp - tomatoes - proofes
c) monkeys - appendixies - stories - shrimps - tomatoes - proofs
d) monkeys - appendices - stories - shrimp - tomatoes - proofs
e) monkies - appendixes - storys - shrimps - tomatos - prooves



Resposta:
D
Explicação da resposta:
monkeys - nos substantivos que terminam em vogal + y: acrescenta-se somente -s no final, a exemplo de boy - boys, play - plays, etc. appendices - appendix é um substantivo de origem latina. Todos os substantivos de origem latina terminados em "ix" devem ter o "ix" subtituidos por "ces". stories - nos substantivos que terminam em consoante + y, retira-se o y e acrescenta-se -ies, a exemplo de lady - ladies, fly - flies, etc. shrimp - alguns substantivos permanecem com a mesma grafia do singular quando vão para o plural (fish, sheep etc). tomatoes - para os substantivos que terminam em "o", acrecenta-se "es" ao fim da palavra (hero - heroes, potato - potatoes). proofs - segue a regra básica de pluralização dos substantivos, em que somente um "s" deve ser acrescentado ao fim da palavra. Cuidado para não se confundir, pois há alguns substantivos terminados em f/fe cujo plural é formado a partir da troca do -f/-fe por -ves (staff - staves), mas representam exceções à regra.


There are my _____ toys.
a) children
b) children's
c) child's
d) of children
e) B e C são corretas.

Resposta:
E
Explicação da resposta:
O Caso Genitivo por meio do uso de apóstrofo (') seguido ou não de s é usado basicamente para mostrar que algo pertence ou está associado a alguém ou a algum elemento. O 's vem após o nome do possuidor, que precederá sempre a coisa pertencente. Neste caso o "possuidor" pode ser child (filho, filha) ou children (filhos, filhas); este último é o plural do primeiro e é irregular. A alternativa (b) não poderia ser pois não há uma relação de posse estabelecida; e a (d) não poderia ser pois, além de não haver nenhum sentido de posse estabelecido, não se pode colocar a preposição "of" após o pronome possessivo "my".

Assinale a alternativa em que todos os substantivos existem somente na forma plural (sem forma no singular):

a) knives - pencils - jeans - glasses
b) police - knives - jeans - pyjamas
c) jeans - holidays - vacation - clocks
d) pyjamas - police - jeans - people
e) pencils - glasses - clothes - children


Resposta:
D
Explicação da resposta:
- a palavra pyjamas significa pijama e é usado neste formato tanto no singular quanto no plural; não podemos dizer "I'm wearing my pyjama" e sim "I'm wearing my pyjamas". - police (polícia) é um palavra que designa um grupo e está no plural. Logo o verbo com o qual concorda fica no plural ("The police ARE looking for the robbers"). - jeans faz parte do grupo das parelhas (substantivos designando coisas que têm duas partes iguais, "um par de" ex: óculos). Essas palavras só existem no plural, não possuem forma singular. - people: enquadra-se no mesmo caso de police: é um palavra que designa um grupo e está no plural; logo o verbo com o qual concorda também fica no plural (Ex:"Certain people think they are so important!")

EXERCICIOS PARA FIXAÇAO_PLURAL_COM GABARITO

Questões:

01. (FMU) The little _________ are in that __________.

a) foxes – boxes
b) fox – box
c) foxen – box
d) foxes – box
e) foxen – boxen


02. (PUCC) Five ________ packages were sent to South America.

a) thousand
b) thousand of
c) thousands
d) thousands of
e) all are correct


03. (PUCC) O plural de sister – in – law, child e armchair é:

a) sister – in – law, children, armchairs
b) sister – in – law, children, armschair
c) sisters – in – law, childs, armchairs
d) sister – in – law, children, armchairs
e) sisters – in – law, children, armchairs


04. (FMU) Their ___________ are against their attitudes.

a) believe
b) belief
c) believes
d) beliefs
e) believ


05. (MACK – HUM) The plural of louse and mouse is:

a) louses – mouses
b) lice – mice
c) lice – mouses
d) louses – mice
e) a and b are corrects


06. (PUCC) O plural de buzz, country e shelf é:

a) buzz, countres, shelfs
b) buzzes, countries, shelves
c) buzzes, countres, shelves
d) buzzes, countrys, shelves
e) buzz, countres, shelves


07. (ABC) The plural of brother – in – law is:

a) brothers – in – law
b) brother – in – laws
c) brothers – in – laws
d) brethren – in – laws
e) it has no plural


08. (FMU) ___________ are generally big and black animals.

a) Ox
b) Oxes
c) Oxen
d) Foxen
e) Fox


09. (ITA) The United States ____________ a big country.

a) is
b) are
c) have
d) a e b são corretas
e) todas são corretas


10. (OSEC) ___________ names were published in this list.

a) Hundreds
b) Hundreds of
c) Hundred
d) Hundred of
e) Five hundreds of



Resolução:
01. D 02. A 03. E 04. D
05. B 06. B 07. A 08. C
09. A 10. B

AULA DE INGLES - PLURAL (PARTE 001)

Para formar o plural dos substantivos em inglês,
deve-se seguir as seguintes regras:

a) Regra geral: acrescenta-se S à forma singular
do substantivo. Ex:
SINGULAR PLURAL
car (carro) cars (carros)
table (mesa) tables (mesas)

b) Substantivos terminados em X, S, SH,
CH, Z: acrescenta-se ES à forma do singular substantivo.
Ex:
SINGULAR PLURAL
box (caixa) boxes (caixas)
kiss (beijo) kisses (beijos)
brush (escova) brushes (escovas)
watch (relógio) watches (relógios)
buzz (zunido) buzzes (zunidos)

c) Substantivos terminados em Y: há dois
casos.
*se o Y for precedido por vogal: aplica-se a
regra geral.
*se o Y for precedido por consoante: substitui-
se o Y por i e acrecenta-se ES. Ex:
SINGULAR PLURAL
boy (menino) boys (meninos)
fly (mosca) flies (moscas)
INGLÊS


d) Substantivos terminados em O: há dois
casos.
*se o o for precedido por vogal: aplica-se a
regra geral.
*se o O for precedido por consoante: acrescenta-
se ES. Ex:
SINGULAR PLURAL
radio (radio) radios (rádios)
hero (herói) heroes (heróis)

e) Substantivos terminados em F ou FE: os
substantivos perdem o F ou FE final e acrescenta-se
VES. Ex:
SINGULAR PLURAL
calf (bezerro) calves (bezerros)
half (metade) halves (metades)
knife (faca) knives (facas)
life (vida) lives (vidas)
shelf (prateleira) shelves (prateleiras)
thief (ladrão) thieves (ladrões)
wife (esposa) wives (esposas)

Porém, há alguns substantivos terminados em
F que admitem as 2 formas de plural: acrescentandose
S ou VES. Ex:
SINGULAR PLURAL (S) PLURAL
(VES)
scarf (cachecol) scarfs
(cachecóis)
scarves (cachecóis)
wharf (o cais) wharfs (os cais) wharves (os
cais)
roof (telhado) roofs (telhados) rooves (telhados)

f) Plurais irregulares: há substantivos que
não obedecem as regras de formação do plural, possuindo
assim formas peculiares. Ex:
SINGULAR PLURAL
man (homen) men (homens)
woman (mulher) women (mulheres)
child (criança) children (crianças)
foot (pé) feet (pés)
tooth (dente) teeth (dentes)
mouse (camundongo) mice (camundongos)
goose (ganso) geese (gansos)
louse (piolho) lice (piolhos)
ox (boi) oxen (bois)
person (pessoa) people (pessoas)

g) Substantivos que têm a mesma forma
para o singular e para o plural.
Ex:
SINGULAR E PLURAL
fish (peixe - peixes)
sheep (ovelha - ovelhas)
deer (veado - veados)
shrimp (camarão - camarões)
aircraft (aeronave - aeronaves)

Apesar das regras e exceções para se formar
o plural dos substantivos em inglês, sempre que houver
dúvida o melhor é consultar um dicionário para
ter certeza da forma do plural dos substantivos.

LEMBRE-SE: Pesquisar é importante e abri novos horizontes!!!

TRADUÇAO TEXTO - QUESTOES_GABARITO

Questão 01-. De acordo com o
texto Jennifer é uma:

a) professora
b) artista plástica
c) bibliotecária
d) secretária.

Questão 02- Todos têm um estado
civil, indique a alternativa que
corresponde ao estado civil dela:

a) casada
b) divorciada
c) solteira
d) viúva

Questão 03- O marido de Jennifer
também trabalha, a profissão dele é:

a) policial
b) dentista
c) engenheiro
d) advogado

Questão 04 Além da profissão, ele
pratica exercícios de quanto em
quanto tempo?

a) duas vezes por semana.
b) três vezes por dia.
c) uma vez ao mês.
d) quatro vezes por semana.

Questão 05- Todos nós gostamos
de lazer aos feriados. Nos feriados
eles costumam ir:


a) à praia.
b) a museus.
c) às montanhas.
d) ao teatro.

Questão 06. Como Jennifer
trabalha em uma livraria, ela adora
ler livros. Marque a alternativa que
corresponde a preferência de livros
de Jennifer:

a) aventura
b) romances
c) ficção científica
d) terror

Questão 07. A frase: Você estudou
as formas verbais. Marque a
alternativa que corresponde a forma
negativa "I read horror stories". Na
forma negativa ficará:

a) I read not horror stories.
b) I not read horror stories.
c) I don't read horror stories.
d) n.d.a

Questão 08. - Na frase: "He works
as a policeman", se passarmos a
frase destacada para a 2ª pessoa
do plural e para a forma
interrogativa, teremos:

a) Does he works as a policeman?
b) Works he as a policeman:
c) Do you work as a policeman?
d) Does you work as a policeman?

Questão 09- No simple present os
verbos "DO" "GO" e "READ", nas
terceiras pessoas do singular,
obterão a seguinte forma:

a) DOES, GOES e READS
b) DOS, GOS, READES
c) DOIS, GOIS, READIS
d) n.d.a

Questão 10- "I work in a library", na
3ª pessoa do singular, a frase
obterá a seguinte forma:

a) I works in a library.
b) I don't work in a library.
c) She work in a library.
d) She works in a library.

GABARITO:

01 - C
02 - A
03 - A
04 - A OU D
05 - C
06 - D
07 - C
08 - C
09 - A
10 - D

TEXTO PARA TRADUÇAO

TEXTO PARA TRADUÇAO

Interview

MARK: Hello! Can I ask you some
questions for a interview?
JENNIFER: Yes, I can answer some
questions.

MARK: Thank you for taking the
time. Now first question: What do
you do?

JENNIFER: I work in a library. I am
librarian.

MARK: Are you married?

JENNIFER: Yes, I am.

MARK: What does your husband
do?

JENNIFER: He works as a
policeman.

MARK: Do you usually have dinner
together?

JENNIFER: Yes, We do.

MARK: How often does your
husband exercise?

JENNIFER: He sometimes
exercises four times a week. But he
usually exercises only twice a week.
MARK: Where do you like going on
holiday?

JENNIFER: We rarely go on
holiday. However, we like going to
the mountains if we can.

MARK: What type of books do you
read?

JENNIFER: I often read horror
stories.

MARK: Thank you very much for
answering my questions.
JENNIFER: You’re welcome!

EXERCICIOS PARA FIXAÇAO_ARTIGOS_COM GABARITO

ARTICLES / ADJECTIVES

THE – O, A, OS, AS
A – UM, UMA – antes de sons consonantais
AN – UM, UMA – antes de sons vocálicos
(A, AN) Só são usados com nomes no singular

Questão – (1) Complete a seqüência e depois marque a alternativa correta.
____ bag
____plan
____ orange
____ egg
____ horse

a) a, a, a, a, a
b) an, an, an, a, a
c) a, a, an, a, na
d) a, a, an, an, a

LETRA D

Questão (2) – Observe a frase, e depois marque o artigo que a complete de forma
correta:

She was ___ old woman.
a) a
b) the
c) is
d) an

LETRA D

Questão (3) – Complete, em seguida marque os adjetivos que complete e dê sentido as
frases:

Peter and Mary are very ____ because they don’t have money,
but Sally and Bill are very ____ because they spend money with travels.

a) beautiful / ugly
b) young / new
c) poor/ rich
d) happy / sad

LETRA C

Questão (4) - Complete, em seguida marque os adjetivos que complete e dê sentido às
frases:

Jim is very ____ today, because their parents forgot his anniversary.
Betty is very ____, her two sisters visited Disney World.
a) sad / happy
b) ugly / old
c) expensive / clean
d) short / tall

LETRA A

Questão (5) – Complete com os “ARTICLES” e depois marque a correta:
There is ___ boy in my class. He is __ good friend.
a) a, a
b) an, an
c) a, an
d) an, a

LETRA A

Questão (6) - Complete, em seguida marque os adjetivos que complete e dê sentido às
frases:

My brother is very _____, he is three years old.
But my uncle Bin is very ____, he is ninety years old.
a) sad/ beautiful
b) new / old
c) young /old
d) happy / small

LETRA C

Questão (7) – Complete com os “ARTICLES” e depois marque a correta:
____ United States has beautiful cities and beaches and Japan is __ populous
country.

a) The, the
b) The, a
c) An, the
d) The, an

LETRA B

Questão (8) – Complete com os “ARTICLES” e depois marque a correta:
___ bird can fly.
There is ___ child in my room.
This is ___ hot day.
There is only ___ apple.

a) a, a, an, an
b) a, a, a, an
c) an, an, a, a
d) an, a, an, a

LETRA B

Questão (9) – Ligue os opositivos e depois marque a seqüência correta:
1 happy ( ) big
2 beautiful ( ) short
3 small ( ) ugly
4 thin ( ) fat
5 tall ( ) sad
a) 3, 5, 1, 2, 4
b) 5, 3, 2, 1, 4
c) 3, 5, 2, 4, 1
d) 5, 3 , 4, 2, 1

LETRA C

Questão (10) – Complete com os “ARTICLES” e depois marque a correta:
____books was written by me.
___ girl was sitting on the floor.

a) the, an
b) a, the
c) the, the
d) an, the

LETRA C

AULA DE INGLES - ARTIGO DEFINIDO E ARTIGO INDEFINIDO

ARTIGO DEFINIDO

O artigo definido - the, o, a, os, as, é invariável em gênero e número:


the boy, o menino
the girl, a menina
the pupil, o aluno
the table, a mesa

the boys
the girls
the pupils
the tables

The fonética e semanticamente, é uma forma reduzida do demonstrativo - that e conserva ainda esse sentido em algumas expressões, como:
at the moment, naquele momento
at the time, naquela ocasião
for the purpose, para esse fim
it was cheap at the price, foi barato por esse preço

ARTIGO INDEFINIDO

O artigo indefinido - an, a, um, uma, não varia em gênero e é usado antes de substantivo no singular.

Emprega-se a forma - an antes de som vocálico
An apple, uma maçã; an hour (h mudo), uma hora.

A forma - a é empregada antes de som consonantal:
A country, um país; a hero, um herói.

OBSERVAÇÕES:
1ª Antes de - h aspirado em sílaba átona é comum o emprego de - an, como
- an hotel, um hotel, an historical fact, um fato histórico.

2ª Usa-se - a e não - an antes de semiconsoantes.
Ex.:
a European country, um país europeu
a ewe, uma ovelha
a oneway street, uma rua de mão única
a university, uma universidade
a window, uma janela
a year, um ano.

USO DO ARTIGO DEFINIDO

The é usado:

a)

Antes de substantivos já mencionados ou identificados, no momento, por quem fala:
I see a boy, a girl, and a dog in that garden. The boy and the girls are sitting on a bench, and the dog is running, vejo um menino, uma menina e um cão naquele jardim. o menino e a menina estão sentados em um banco, e o cão está correndo.

b)

Antes de substantivo no singular indicando uma classe ou espécie:
- The dog is a faithful animal, o cão é um animal fiel.
- The lion is the king of beasts, o leão é o rei dos animais.

c)

Antes de adjetivo substantivo:
- the beautiful, o belo
- the blind, os cegos
- the English, os ingleses
- the rich, os ricos

d)

Antes de substantivo único na espécie:
- the Colosseum, o Coliseu
- the present, o presente
- the past, o passado
- the future, o futuro
- the north, o norte
- the sky, o céu
- the weather, o tempo



OBSERVAÇÃO:
Há exceções, como: Eden, Éden, Heaven, Céu, Hell, Inferno, Paradise, Paraíso, Purgatory, Purgatório.



e)

Antes de coletivos e de nomes de coletividades: - the crowd, a multidão
- the navy, a Marinha

Observação
Com alguns coletivos e nomes de instituições, como:
humanity, humanidade
society, sociedade
Congress, Congresso
Parliament, Parlamento,
é comum a omissão do artigo.

f)

Quando o substantivo é acompanhado de um adjetivo, de uma frase ou de uma oração que o torna único:
- The boys of our school, os meninos de nossa escola.
- The hat that is in the show-window, o chapéu que está na vitrina.

g)

Antes de nomes de medidas:
- the mile, a milha.
- the pound, a libra.
- the ton, a tonelada.

h)

Antes de nomes de moléstias comuns:
- the grippe, a gripe
- the gout, a gota
- the measles, o sarampo
- the sick-headache, a enxaqueca
- the whooping-cough, a coqueluche

OBSERVAÇÃO:

Quando o nome é formado com um adjetivo, usa-se o artigo indefinido:
a sore throat, uma dor de garganta
to have an in-grown nail, ter uma unha encravada.


i)

Por ênfase:
- This is the motor-car, isto é que é automóvel.

j)

Antes de nomes de mares, rios, oceanos, golfos, estreitos, baías, montanhas (no plural), ilhas (no plural), e países (no plural), como;
- the Mediterranean, o Mediterrâneo
- the Thames, o Tâmisa
- the Atlantic, o Atlântico
- the Alps, os Alpes
- the Rocky Mountains, as Montanhas Rochosas
- the Hebrides, as Hébridas
- the United States of America, os Estados Unidos da América.

l)

Antes do nome da cidade Haia: the Hague.

OBSERVAÇÃO:

Sem artigo - Malta, Everest, Portugal, etc.


m)

Como distributivo, significando each, cada:
to sell by the hundred, vender ao cento
eight shillings the gallon, oito xelins o galão.

n)

Antes de nomes de edifícios, navios, trens e bandeiras:
The Empire State Building (edifício em Nova Iorque),
the Normandie (navio),
the Settebello (trem Roma-Milão),
the Stars and Stripes (pavilhão dos Estados Unidos).

o)

Antes de um aposto:
Brasilia, the new Capital, Brasília, a nova Capital

p)

Antes de um superlativo relativo:
The tallest building in the world, o mais alto edifício do mundo.


q)

Por antonomásia:
Robert is the Einstein of our school, Roberto é o Einstein de nossa
escola.
Juiz de Fora is the Manchester of Minas Gerais, and São Paulo the
Manchester of Brazil, Juiz de Fora é a Manchester de Minas Gerais?
e São Paulo, a Manchester do Brasil.

r)

Antes de nomes de instrumentos musicais;
He plays the piano, ele toca piano.

s)

Antes de certos títulos:
the Reverend Dr. Smith, o reverendo Dr. Smith.

t)

Antes de nomes de família:
the Johnsons, os Johnsons.

u)

Antes de um substantivo anteposto a um nome próprio que o
identifique:
the architect Bernardes, o arquiteto Bernardes.

v)

Antes dos nomes de hotéis, restaurantes, teatros e cinemas:
We are staying at the "Strand", estamos hospedados no "Strand".

x)

Antes de nomes de meios de transporte ou de comunicação:
the train, the bus, the telephone, the radio, etc.
Television, porém, é uma exceção - nós dizemos:
I heard that on the radio, ouvi isso no rádio, e dizemos:
I saw that on television, vi isso na televisão.
We watch televison every night vemos televisão todas as noites.

z)

Em grande número de expressões:
- by the way, a propósito
- in the open, ao ar livre
- that's the thing, é isso mesmo
- to become the fashion, ficar na moda
- to be on the watch, estar de espreita
- to give someone the lie, desmentir
- to run the risk, correr o risco
- to stand the chance, estar sujeito a
- to tell the truth, dizer a verdade
- to the full, completamente
- to the left, à esquerda
- to the right, à dioreita.



OBSERVAÇÃO:

Em the sooner, the better, quanto mais cedo melhor, the more he drinks, the more he wants to drink, quanto mais ele bebe mais quer beber, the é usado adverbialmente.


OMISSÃO DO ARTIGO DEFINIDO


The é geralmente omitido:

a)

Antes de nome próprio não qualificado por adjetivo:
Dickens was born in 1812, Dickens nasceu em 1812.

b)

Antes de substantivo comum no plural usado em sentido geral, significando uma classe:
Artists are improvident, Os artistas são improvidentes (ou impróvidos).
Children like toys, as crianças gostan de brinquedos.

c)

Antes de substantivos abstratos usados em sentido geral:
Charity begins at home, a caridade começa por casa.


OBSERVAÇÃO:
O artigo não é omitido quando o substantivo é abstrato e está usado em sentido restrito:
the death of the Emperor, a morte do Imperador.


d)

Antes do nome de matéria:
Copper is malleable, o cobre é maleável.

e)

Antes de certos substantivos, como:
hospital, hospital;
market, mercado;
prison, prisão;
college, colégio;
sea, mar;
school, escola;
court, corte, tribunal;
table, mesa, quando empregados para o fim a que se destinam;

He usually goes to bed at midnight, ele geralmente se deita à meio-noite.
She goes to market twice a week, ela vai ao mercado (para comprar ou vender) duas vezes por semana.

Mas:
The bed is beside the table, a cama está ao lado da mesa.
The market is far from the church, o mercado está longe da igreja.

f)

Antes de nomes de artes, ciências, esportes e jogos, como:
music, música;
geography, geografia;
golf, golfe;
draughts, damas, quando usados em sentido geral.

g)

Antes dos nomes das estações do ano a omissão é comum:
They always spend summer here, eles sempre passam o verão aqui.

h)

Antes dos nomes de línguas:
German is more difficult than English, o alemão é mais difícil que o inglês.



OBSERVAÇÃO:
O artigo é permitido com - translate from, translation from:
This sonnet was translated from the English, este soneto foi traduzido do inglês.



i)

Antes dos nomes de festividades:
at Christmas, no Natal;
at Easter, na Páscoa;
in Lent, na Quaresma.

j)

Antes de nomes de refeições:
They will come after dinner, eles virão após o jantar.
Mas com referência a uma determinada refeição, o artigo é usado:
They were invited to the dinner at the club, eles foram convidados para o jantar no clube.

l)

Antes dos nomes de países (no singular), regiões, cidades e ruas, como:
He lives in France, ele mora na França.
New York is the largest city in the world, Nova Iorque é a mior cidade do mundo.

Excecões:
the Crimea, a Criméia;
the Tyrol, o Tirol;
the Transvaal, o Transval.

m)

Antes das divisões do dia:
He will be here at night, ele estará aqui à noite.



OBSERVAÇÃO:
Contudo, o artigo é usado antes de - in e during:
He came in the morning, ele veio de manhã.
He works during the day, ele trabalha durante o dia.



n)

Antes de títulos de nomes próprios:
Lord Byron;
Doctor Fleming.

o)

Antes de palavras como:
father , pai;
mother, mãe;
uncle, tio;
aunt, tia;
teacher, professor;
cook, cozinheiro, etc., quando significam meu ou nosso pai, meu ou nosso professor, etc.:
Father sent me a letter, meu pai me enviou uma carta.
Teacher will correct my exercises, meu professor corrigirá meus exercícios.

p)

Antes das palavras - man e woman, quando usadas em sentido geral:
Man is mortal, o homem é mortal.

q)

Antes de superlativos usados predicativamente:
The lecture was most interesting, a conferência foi interessantíssima.

r)

Antes de superlativo adverbial:
The book I like best, o livro de que mais gosto.

s)

A omissão é comum antes de next e last e depois de: all e both:
next week, na próxima semana;
last year, o ano passado;
all nations, todas as nações;
both parts, ambas as partes.

t)

Antes de substantivo precedido por possessivo:
We love our country, amamos nosso país.

u)

Em enumerações:
The brother, uncle, aunt, and cousins came together, o irmão, o tio, a tia e os primos vieram juntos.

v)

Em inúmeras expressões, como:
arm in arm, de braços dados;
at anchor, ancorado;
at first sight, à primeira vista;
at sea, no mar;
beyond reach, fora do alcance de;
by air, por via aérea;
by land, por terra;
by sea, por mar;
for love, por amor;
from beginning to end, do começo ao fim;
from cover to cover, da primeira à última página;
from first to last, do primeiro ao último;
from head to foot, from top to toe, da cabeça ao pés;
from time to time, de tempos em tempos;
hand in hand, de mãos dadas;
in case of, em caso de;
in debit, em dívida;
in place of, em lugar de;
in view of, à (em) vista de;
on top of, sobre, em cima de;
to cause (ou give) offence, ofender;
to drop anchor, ancorar;
to give ear to, dar ouvidos a;
to live in town, morar na cidade;
to lose patience, perder a paciência;
to lose sight of, perder de vista;
within reach of, ao alcance de;
to take up arms, pegar armas;
to weigh anchor, levantar ferros

USO DO ARTIGO INDEFINIDO

O artigo indefinido - an ou a é usado:

a)

Antes de substantivos que mencionamos pela primeira vez sem identificar::
He lives near a lake, ele mora perto de um lago.

OMISSÃO DO ARTIGO INDEFINIDO

O artigo indefinido é geralmente omitido:

a)

Antes de substantivos abstratos:
While there is life there is hope, enquanto há vida há esperança.

b)

Antes de título usado por uma pessoa apenas:
He was made Chief of Naval Operations (CNO), ele foi feito (ou nomeado) chefe do Estado-Maior da Armada.

c)

Antes de substantivos referente a matéria:
Water expands when solidified, a água se expande quando solidificada.

d)

Antes de substantivo usado adjetivamente e acompanhado de advérbios:
He is man enough to face the music, ele é homem bastante para enfrentar um perigo (ou uma provocação).

e)

Antes das palavras:
advice, conselho; information, informação; baggage, luggage, bagagem; news, novidade, notícia; furniture, mobília;
What advice you gave me! Que conselho você me deu!
He has picked up useful information on this matter, ele colheu informações úteis sobre este assunto.

f)

Depois de:
the office of, the post of, o cargo de; the rank of, o posto de; the title of, o título de:
He holds the office of treasurer to the company, ele tem o cargo de tesoureiro da companhia.
He attained the rank of general, ele alcançou o posto de general.

g)

Depois do verbo - to turn, tornar-se:
He has turned traitor, ele se tornou traidor.

h)

Antes de nome de refeição:
We have breakfast at home, fazemos o desjejum (=tomamos o café da manhã) em casa.

i)

Antes de nome de língua:
translate from English into Portuguese, traduzir do inglês para o português.

REPETIÇÃO DO ARTIGO

1) Quando dois ou mais adjetivos se referem a dois ou mais substantivos, o artigo é repetido para evitar ambigüidade:
A black and a white horse, um cavalo preto e um branco.

Se os adjetivos se referem a um só substantivo, o artigo não é repetido:
A black and white cat, um gato preto e branco.

2) Se dois ou mais substantivos são considerados em separado, o artigo é repetido:
He bought a horse and a carriage, ele comprou um cavalo e uma carruagem.

Mas:

He sold an automobile and bought a horse and carriage, ele vendeu um automóvel e comprou uma caruagem completa (substituiu um veículo por outro).

Lista de exercícios2 -Mat2

Divisão de ensino de Matemática
Professor Responsável: Pedro Henrique Vieira
Professor Autor: Pedro Henrique Vieira
Conteúdo: Exercícios de cálculos de área de figuras planas

Geologia Básica

Olá amigos,

aí vão as figuras que usei nas aulas de Geologia. Com suas anotações de sala de aula você pode imprimir as figuras adciona-las ao seu caderno. Um grande abraço, JJ.





Ciclo da rocha (2 versões) que detalhadamente apresentei em sala de aula.


















Formação das rochas Magmáticas



Formação das Rochas Sedimentares


Exemplos de rochas sedimentares


Arenito no detalhe


Paisagem de rochas sedimentares


Exemplos de Rochas Metamórficas

domingo, 17 de abril de 2011

Simulado de março. Gabarito comentado de História Geral e Brasil - Suane

Questão 41:
Entendo a questão: a citação de Machado de Assis refere-se ao encilhamento porque trata da recente facilidade de conseguir dinheiro, empréstimos e compra de ações por preços baixos, estas últimas  possíveis de serem revendidas com lucro. Era uma política que rompia com a forma imperial de economia.