sábado, 19 de março de 2011

QUÍMICA - E-mails que voltaram

Prezados alunos das turmas Extensiva e Intensiva.

Não consegui entrar em contato com alguns alunos. Peço para que vocês me enviem um email para leoc.quim@gmail.com para que eu possa cadastrar vocês em minha lista para que vocês recebam meus e-mails.

Os alunos são: Anderson Ferreira Rodrigues / Rayanne Gomes Silva / Camila de Santana da Rocha / Wanessa Maia Soares / Inês F. O. Sassara / Andréia Rodrigues de Oliveira / Flavio Henrique de Souza / Katia Eloisa Alves Monteiro Ferreira / Vilma Soares de Carvalho

Motivação extra

Prezados alunos,

Alguém já leu o livro "Quem mexeu no meu queijo"? Quem não leu, e quem leu também, tire 10 minutos do seu tempo para assistir o vídeo a seguir. É um desenho animado baseado nesse livro. Vocês verão quatro personagens: dois duendes e dois ratinhos, todos em busca do queijo no final do labirinto.

Depois de assistirem vocês pensem um pouco em como ele está relacionado com o momento atual da vida de vocês: o “queijo” é aquilo que você quiser, seja no trabalho ou na vida. O “labirinto” é aonde você irá procurá-lo. Os personagens representam nós, não importa, idade, sexo, raça, pois todos compartilhamos algum em comum: A necessidade de encontrar o nosso caminho no mundo e atingir o sucesso.

E o sucesso só se consegue com muito esforço. Não adianta ficar dependendo dos outros ou esperando que algo caia do céu. Corram atrás.

Levem isso para a vida de vocês e garanto que serão excelentes pessoas e profissionais!!!

QUÍMICA - Material (2)

Vamos a segunda parte de materiais. Agora os exercícios.









QUÍMICA - Material (1)

Vamos lá alunos, mais material para vocês!!! Por favor, não deixem de treinar com os exercícios. Não adianta que na hora da prova do vestibular não vai ter aquela luz que vai trazer todas as respostas da prova. Só passa quem estuda!!!

APROVEITEM SEM MODERAÇÃO!!!

Ao pessoal de sábado: quem quiser por acaso tentar exercícios de materias que vocês ainda não viram nas nossas aulas fiquem a vontade. Mas não se preocupem que nós veremos isso ainda.

Vamos mais material. Primeiro as notas de aula.







Aula Fordismo x Pós-Fordismo (Toyotismo)

Fordismo x Toyotismo em vídeos

Esse foi o ínício do filme "Tempos Modernos" de Charles Chaplin que exibimos antes do carnaval. Nele, aparecem menções claras ao modelo Fordista de produção que foi comentado em sala de aula.



Neste outro vídeo, aparece a linha de montagem Toyotista da AUDI A1, completamente automatizada. Somente os compenente eletrônicos e acabamento é feito por pessoas. De resto apenas robôs fazem o trabalho.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Exercício de história Geral - Suane (para os dois turnos) Exercício 1, aula 1.

Homo deletabilis : uma reflexão sobre a vida moderna
Danielle Kiffer
Sob a pressão de um número crescente de informações, e no ritmo acelerado da vida moderna, memória e esquecimento parecem cada vez mais próximos, remetendo à nossa relação com o tempo. Nesse cenário, em que as sociedades atuais parecem marcadas por uma certa despolitização, e a corrosão dos laços sociais e afetivos também são frequentes, nada mais simbólico do que as teclas save/delete do computador. Segundo a filósofa Maria Cristina Franco Ferraz, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), essas teclas “expressam a lógica do descarte que atinge diversas práticas, da vida empresarial às relações afetivas”. Sua tese é apresentada no livro Homo deletabilis - Corpo, percepção, esquecimento: do século XIX ao XXI, publicado pela editora Garamond e patrocinado por recursos do Auxílio à Editoração, (APQ 3), da FAPERJ.

Download de arquivos do Slide Share

Durante a aula de hoje, alguns alunos me informaram que para fazer o download dos arquivos no slideshare é preciso de um usuário do site.
Então eu criei uma conta de SlideShare para que os alunos possam baixar estes arquivos. Simples e fácil.


Usuário: AlunoPVU
senha: unirio

Então vocês Clicam no link titulo da Apresentaçao, são direcionados ao site. Fazem o login com essas informaçoes acima(caso nao queiram criar uma conta) e fazem o download.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Primeira aula de Espanhol - demostrativos

DEMOSTRATIVOS

MASCULINO

FEMENINO

SINGULAR

PLURAL

SINGULAR

PLURAL

este

estos

esta

estas

ese

esos

esa

esas

aquel

aquellos

aquella

aquellas


NEUTROS

estos

esos

aquellos


Ejemplos:

Éste es mi libro.

Aquélla es tu vecina.

Éstos son los billetes.


Particularidades:

Adverbios de lugar:

Este – cerca del que habla

Aquí / Acá

Ese – cerca del que escucha

Ahí

Aquel – lejos del que habla y del que escucha

Allá

Cuando el demostrativo no acompaña el sustantivo, es pronombre y lleva tilde.

Los demostrativos neutros NUNCA llevan tilde, y no existen em plural, por eso son llamados neutros.


Ejemplos:

Éste es mi libro, pero aquél es el tuyo.

Aquélla es tu vecina, y es la mía.

Vocabulário auxiliar:

cerca – perto

lejos – longe

tilde – é igual nosso acento agudo, mas é o único acento da língua espanhol, é utilizado apenas como marcador de sílaba tônica e função da palavra, não muda a pronúncia da vocal.

terça-feira, 15 de março de 2011

Lista de exercícios2 -Mat1

Divisão de ensino de Matemática
Professor Responsavel: Pedro Henrique Vieira
Professor Autor: Yan Tako
Conteúdo: Exercícios de conjuntos

Lista de exercícios 1 - Mat2

Divisão de ensino de Matemática
Professor Responsável: Pedro Henrique Vieira
Professor Autor: Pedro Henrique Vieira
Conteúdo: Exercícios das aulas dos dias 04/03 e 18/03

Notas da aula - Fis

O material da aula ainda é o mesmo que estava nesse topico.
Lembrando que:
1- esse documentos continha efeitos, entao existem elementos sobrepostos.
2- As notas de aula escritas a mao por mim estão com a Aluna Soraia. incluindo a ultima aula.

OBS: Meu e-mail pra duvidas é pvu.ph@hotmail.com, É.. eu gosto da sigla pvu... Eu tinha mandado outro contato, mas nao quero misturar muito minha Inbox

segunda-feira, 14 de março de 2011

Aula de Português II; 14/03/2011

2. Ortografia
A ortografia é a segmentação da língua que viabiliza a expressão escrita da mesma por meio de sua grafia correta considerando aspectos como: acentuação, pontuação e demais aspectos gráficos.
Emprego do j ou g
- As letras g e j tem o mesmo som antes de e ou i, o que causa dúvidas na grafia. Emprega-se a letra j nas palavras de origem africana e indígena: pajé, jibóia, biju; e nas palavras derivadas de outras que já possuem j: laranjeira (laranja). Emprega-se a letra g nas terminações –ágio, -égio, -ígio, -ógio, -úgio: prestígio, refúgio; e, geralmente, nas terminações –agem, -igem, -ugem: garagem, ferrugem. Exceções: pajem, lambujem.
Emprego do x ou ch
- Emprega-se a letra x normalmente depois de ditongo: caixa, peixe, trouxa; depois de me- inicial: mexer, mexilhão (exceção: mecha e seus derivados); depois de en- inicial: enxurrada, enxaqueca (exceções: encher, encharcar, enchumaças e derivados).
Emprego do s ou z
- Emprega-se a letra s nos sufixos –ês, êsa e –isa, usados na formação de palavras que indicam nacionalidade, profissão, estado social, títulos honoríficos: chinês, chinesa, burguês, burguesa, poetisa; nos sufixos –oso e –osa (que significam “cheio de”),usados na formação de adjetivos: delicioso, gelatinosa.
Emprega-se a letra z nos sufixos –ez e –eza, usados para formar substantivos abstratos derivados de adjetivos: rigidez (rígido), riqueza (rico).

Resultado avaliação

Olá,

Farei entrega da avaliação de inglês, em nossa próxima aula, 16/03/2011.
Um abraço e até la!

Joana Monteiro

domingo, 13 de março de 2011

QUIMICA - Primeira aula temática

Prezados alunos,

Em virtude dos últimos acontecimentos no Japão, nas aulas dessa semana teremos uma parte dedicada a algumas explicações sobre esses acontecimentos.

Nós iremos discutir um pouco sobre energia nuclear, se é perigosa ou não em acontecimentos como os de agora, como ela funciona e vamos discutir sobre Impacto Ambiental.

É um tema que vocês já podem imaginar que deverá estar presente nas provas de vestibular e ENEM. Então a presença de vocês é extremamente importante.

conto com vocês na aula!!!