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segunda-feira, 14 de março de 2011

Aula de Português II; 14/03/2011

2. Ortografia
A ortografia é a segmentação da língua que viabiliza a expressão escrita da mesma por meio de sua grafia correta considerando aspectos como: acentuação, pontuação e demais aspectos gráficos.
Emprego do j ou g
- As letras g e j tem o mesmo som antes de e ou i, o que causa dúvidas na grafia. Emprega-se a letra j nas palavras de origem africana e indígena: pajé, jibóia, biju; e nas palavras derivadas de outras que já possuem j: laranjeira (laranja). Emprega-se a letra g nas terminações –ágio, -égio, -ígio, -ógio, -úgio: prestígio, refúgio; e, geralmente, nas terminações –agem, -igem, -ugem: garagem, ferrugem. Exceções: pajem, lambujem.
Emprego do x ou ch
- Emprega-se a letra x normalmente depois de ditongo: caixa, peixe, trouxa; depois de me- inicial: mexer, mexilhão (exceção: mecha e seus derivados); depois de en- inicial: enxurrada, enxaqueca (exceções: encher, encharcar, enchumaças e derivados).
Emprego do s ou z
- Emprega-se a letra s nos sufixos –ês, êsa e –isa, usados na formação de palavras que indicam nacionalidade, profissão, estado social, títulos honoríficos: chinês, chinesa, burguês, burguesa, poetisa; nos sufixos –oso e –osa (que significam “cheio de”),usados na formação de adjetivos: delicioso, gelatinosa.
Emprega-se a letra z nos sufixos –ez e –eza, usados para formar substantivos abstratos derivados de adjetivos: rigidez (rígido), riqueza (rico).

Por que, por quê, porque ou porquê?

  • Usa-se por que:
a) Nas interrogativas diretas e indiretas.
Ex: Por que você não veio?
Quero saber por que você não veio.
b) Sempre que estiverem expressas ou subentendidas as palavras motivo, razão:
Ex: Não sei por que ele se ofendeu.
Eis por que não lhe escrevi antes.
c) Quando a expressão puder ser substituída por para que ou pelo(a) qual:
Ex: A estrada por que passei está em péssimo estado de conversação.
  • Usa-se por quê:
Quando a expressão aparecer em final de frase ou sozinha:
Ex: Ria, ria sem saber por quê.
Brigou de novo? Por quê?
  • Usa-se porque:
Quando a expressão equivaler a pois, uma vez que, para que:
Ex: Não responda, porque ele está com a razão.
Eles resolveram ficar porque já estava muito tarde.
  • Usa-se porquê:
Quando a expressão for substantivada, situação em que é sinônimo de motivo, razão:
Ex: O diretor negou-se a explicar o porquê de sua decisão.
- Mal ou mau?
Regra prática: mal é o oposto de bem; mau é oposto de bom.
Ex: mal-humorada, bem-humorada; mau-agouro, bom-agouro.
Mau é adjetivo, portanto modifica um substantivo.
Ex: Ele é um mau companheiro.
Mal pode ser:
  • Substantivo: Não há mal que sempre dure.
  • Advérbio: O jogador comportou-se mal.
  • Conjunção (corresponde a quando): Mal cheguei, ele saiu.
  • Prefixo: mal-educado
- ou a?
Emprega-se :
  • Com referência a tempo passado:
Ex: Não o vejo muitos anos.
  • Quando se trata da forma do verbo haver:
Ex: um artigo interessante nesta revista.
Emprega-se a:
  • Com referência a tempo futuro:
Ex: A dois minutos da peça, o ator ainda não tinha chegado.
  • Com referência a distância:
Ex: Morava a cinco quadras daqui.
- Mais ou mas?
Mais indica quantidade, é o contrário de menos:
Ex: Converse menos e estude mais.
- A fim de ou afim?
A fim de indica finalidade, corresponde a para:
Ex: Cheguei cedo a fim de terminar meu serviço.
Afim (numa única palavra) corresponde a semelhante ou parente por afinidade:
A Matemática e a Física são ciências afins.
- Em vez de ou ao invés de?
Em vez de significa em lugar de:
Ex: Em vez nos ajudar, prejudicou-nos.
Ao invés de significa ao contrário de:
Ex: Ao invés de baixar, o preço dos legumes subiu esta semana.

3. Acentuação

3.1 Classificação dos vocábulos quanto à sílaba tônica

a) Oxítonos – a sílaba tônica é a última

Ex: ca; feliz; motor

b) Paroxítonos – a sílaba tônica é a penúltima

Ex: menina; camisa; vida

c) Proparoxítonos – a sílaba tônica é a antepenúltima

Ex: lâmpada; gratica; símbolo

3.2 Regras de acentuação

a) Monossílabos: só recebem acento as palavras monossílabas tônicas terminadas em a(s), e(s), o(s). Ex: gás, fé, sós, lá

b) Oxítonos: só recebem acento se terminados em a(s), e(s), o(s), em, ens. Ex: sofá, jilós, parabéns, maré

c) Paroxítonos: só não recebem acento os terminados em a(s), e(s), o(s), em, ens, am. Ex: vida, casas, peles, cantam, jovens

d) Proparoxítonos: todos são acentuados. Ex: lâmina, límpido, farmacêutico, lâmpada, único

e) Ditongos: recebem acento os ditongos ei, eu, e oi das palavras oxítonas e monossilábicas. Ex: papéis, céu, herói.

ATENÇÃO!

- Não se usa mais o acento nos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas. Ex: ideia, heroico, colmeia, paranoico etc.

f) Hiatos: recebem acento o i ou u tônicos, sozinhos na sílaba (ou acompanhados de s), não seguidos de nh ou não precedidos de ditongos em palavras paroxítonas. Ex: Andaraí, baía, faísca, conteúdo, Piauí

3.3 Crase

- Crase: é a fusão ou a contração escrita e oral da preposição a exigida pela regência de algum verbo ou de algum nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) com:
  • O artigo feminino a: Ele não resistiu à pressão.
  • Os pronomes demonstrativos aquele, aquela, aquilo: Encaminhe-se àquele balcão.
  • Antes das horas: O filme começa às dez.
  • Nas expressões proporcionais à medida que, à proporção que.
  • Quando estão subentendidas as expressões à moda de, à maneira de.
- Casos em que não ocorre crase
  • Antes de substantivos masculinos
  • Antes de verbo
  • Antes de artigos indefinidos e numerais.
  • Entre substantivos repetidos.

3.4 Grafia de palavras

- Homonímia é a relação que se estabelece entre palavras de sentido diferentes, porém com a mesma grafia e mesma pronúncia.
Ex: A manga da minha blusa está manchada.
Manga é a minha fruta favorita.
- Paronímia é a relação que se estabelece entre palavras com grafias e pronúncias semelhantes, mas com significado diferentes.
Ex: A descrição que o autor fez da casa foi perfeita.
A sua discrição me agrada.
Descrição refere-se ao ato de descrever, enquanto discrição refere-se ao que é discreto.


Exercícios

01) Complete as lacunas abaixo com s, ss, c, ç, sc, ou xc

a) can__aço b) dan__ar c) e__encial d) cáli­­__e e) pi__ina f) sal__icha

g) pê__ego h) mu__ulmano i) abi__al j) cre__imento k) e__êntrico l) fó__il

02) Acentue quando necessário e explique a presença ou ausência do acento

a) Belem

b) hipopotamo

c) assembleia

d) chapeu

e) amor

f) antena

g) som

h) anzol

i) marajo

j) mingau

k) sozinho

l) refem

m) quimica

n) cascavel

o) atraves

p) surdez

q) grajau

r) saindo

s) fenix

t) nu

u) caju

v) jilo

w) ódio

Um comentário:

Julia Schmidt disse...

as paroxítonas tem mais três regrinhas especiais envolvendo ditongos, na próxima aula eu passo isso para a realização do exercício, que é esse aí acima envolvendo as questões 01 e 02.

Relembrando que esse exercício não é para levar mais do que quinze minutos, pois o conteúdo da próxima aula continua sendo sinonímia, antonímia, hipônimos, hiperônimos, anáfora e catáfora. Conto com a colaboração de todos para podermos cumprir o cronograma direitinho.
beeeeijo!

segue o meu e-mail:
julia.uerj@gmail.com