sábado, 26 de fevereiro de 2011

Isenção de inscrição da UERJ 2012

Queridos alunos.

Vamos começar a ficar atentos com os editais dos vestibulares. Saiu já o edital para o pedido de isenção de inscrição no 1º Exame de Qualificação. O pedido deve ser feito até dia 28 de fevereiro, ou seja, até 2ª feira a noite.

Quem estiver interessado primeiro deverá ler o edital para verificar se está apto a pedir a isenção.

O site é o seguinte:

http://www.vestibular.uerj.br/portal_vestibular_uerj/index_portal.php

ATENÇÃO AO CÓDIGO DO PRÉ-VESTIBULAR: PVC-0260-8

E o mais importante: NÃO DEIXEM DE FREQUENTAR AS AULAS DO PRÉ-VESTIBULAR!!!!!

Abraço a todos.

QUÍMICA - Tabela Periódica

Atenção alunos da turma de durante a semana. Peço para que vocês tragam na Quinta Feira uma tabela periódica, de preferencia que seja preto e branca, e não colorida.

Quem não tiver tabela pode achar no google diversos modelos para imprimir. Eu indico a seguinte:

http://www.ionline.com.br/wp-content/imagens/tabelaperiodica1.jpg

É importante que voces tragam alguma que contenha massa atômica. Tem algumas que não tem... e vamos precisar dessa informação. Tragam também lápis de cor, de preferência azul, verde, vermelho e amarelo. O importante é que vocês tenham 4 cores diferentes (caneta não serve)

Existe também uma para vender que é muito boa da "Resumão". Ela é vendida em livrarias como Saraiva. No site abaixo voces podem ver como ela é.

http://www.resumao.com.br/resumao_itm.asp?itm=31

PAra aqueles não podem imprimir, levarei alguns exemplares.

Até Quinta e não esqueçam de fazer os exercícios e de frequentar as aulas!!!

Resumo da aula 1

Planejamento Anual da Disciplina Geografia 2011

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011




Abrindo os trabalhos

Caro alunos, como foi dito usaremos esse blog para passar materiais extras para vocês. Mas antes de passar as listas e as notas de aula, quero usar o nosso primeiro post para passar uma reportagem da Revista Galileu intitulada " Projeto da Nasa restaura pinturas com oxigênio atômico". É uma técnica inovadora para restauração de pinturas sem afetar a composição das tintas.

PS: Ainda hoje colocarei todo material.

Projeto da Nasa restaura pinturas com oxigênio atômico


Sistema inovador já ajudou a recuperar inúmeras pinturas de importância histórica

por Redação Galileu

O Centro de Pesquisas Glenn, da Nasa, está testando um método que usa oxigênio atômico para restaurar obras de arte antigas que estavam aparentemente destruídas. O sistema inovador já ajudou a recuperar inúmeras pinturas de importância histórica de museus, galerias e igrejas.

Dentre as obras já restauradas pelo sistema desenvolvido na Nasa estão a "Virgem da Cadeira", de Rafael, uma pintura de Jackson Pollack danificada em um incêndio, um quadro danificado de Andy Warhol manchado com marcas de batom e uma arte sacra da Igreja de São Estanislau, em Cleveland, nos EUA.

Editora Globo
No lado esquerdo, quadro da Igreja de São Estanislau antes da restauração. No lado direito, o mesmo quadro após ser restaurado pelo sistema desenvolvido pela Nasa

O processo, segundo a Nasa, remove da superfície da obra todos os materiais orgânicos, como o carvão ou fuligem, mas geralmente não afeta a pintura. Os pigmentos de tinta são inorgânicos e já foram oxidados, o que significa que o oxigênio atômico não irá danificá-los. Pigmentos que são orgânicos também podem ser preservados, com cuidados sobre o tempo de exposição ao oxigênio atômico.

Durante a restauração, a obra é colocada em uma câmara de vácuo, onde o oxigênio atômico é criado. Dependendo da quantidade de danos, a pintura pode permanecer na câmara de 20 horas a 400 horas. Um feixo de oxigênio atômico pode ser usado para alvejar especificamente uma área danificada que precisa restauro, eliminando a necessidade de colocar a arte em uma câmara de vácuo.

Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/1,,EMI213614-17770,00.html

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Resumo da Aula 1 de Fisica

A Análise Dimensional tem sua grande utilidade na previsão, verificação e resolução de equações que relacionam as grandezas físicas garantindo sua integridade e homogeneidade. Este procedimento auxilia a minimizar a necessidade de memorização das equações. Em análise dimensional tratamos as dimensões como grandezas algébricas, isto é, apenas adicionamos ou subtraimos grandezas nas equações quando elas possuem a mesma dimensão.

A Analise Dimensional é a área da física que se interessa pelas unidades de medida das grandezas físicas. Notavelmente, o fato de todas as unidades serem arbitrárias faz com que todas as equações sejam homogêneas: Uma coisa que se mede em metro por minuto não tem como ser igual a algo medido em quilograma por metro.

- Analisando dimensionalmente uma equação

No Sistema Internacional de Unidades são utilizadas sete grandezas fundamentais:

- Comprimento (metro)
- Massa (quilograma)
- Tempo (segundo)
- Intensidade de corrente elétrica (Ampere)
- Temperatura termodinâmica (Kelvin)
- Intensidade luminosa (candela)
- Quantidade de matéria (mol)
    Porém, em análise dimensional utilizamos apenas três grandezas massa, comprimento e tempo, as quais são representadas pelas letras M, L e T respectivamente. Podemos, à partir dessas grandezas determinar uma série de outras, por exemplo, analisando dimensionalmente a equação da velocidade no movimento uniforme (MRU) temos:

    \Delta v = \frac{\Delta s} {\Delta t} onde v representa a velocidade, s o espaço e t o tempo, mas s é L e t é T então:

    \Delta v = \frac{L}{T} ou comumente escrevemos Δv = LT − 1

    marca

    marcações..

    este post será deletado assimq cada materia postar usando seu marcador