Materias

Biologia (7) Cidadania (2) Espanhol (2) Fisica (8) Geografia (22) Geral (13) Historia (29) Ingles (40) Matematica (13) Portugues1 (6) Portugues2 (27) Quimica (20)

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Isenção de inscrição da UERJ 2012

Queridos alunos.

Vamos começar a ficar atentos com os editais dos vestibulares. Saiu já o edital para o pedido de isenção de inscrição no 1º Exame de Qualificação. O pedido deve ser feito até dia 28 de fevereiro, ou seja, até 2ª feira a noite.

Quem estiver interessado primeiro deverá ler o edital para verificar se está apto a pedir a isenção.

O site é o seguinte:

http://www.vestibular.uerj.br/portal_vestibular_uerj/index_portal.php

ATENÇÃO AO CÓDIGO DO PRÉ-VESTIBULAR: PVC-0260-8

E o mais importante: NÃO DEIXEM DE FREQUENTAR AS AULAS DO PRÉ-VESTIBULAR!!!!!

Abraço a todos.

QUÍMICA - Tabela Periódica

Atenção alunos da turma de durante a semana. Peço para que vocês tragam na Quinta Feira uma tabela periódica, de preferencia que seja preto e branca, e não colorida.

Quem não tiver tabela pode achar no google diversos modelos para imprimir. Eu indico a seguinte:

http://www.ionline.com.br/wp-content/imagens/tabelaperiodica1.jpg

É importante que voces tragam alguma que contenha massa atômica. Tem algumas que não tem... e vamos precisar dessa informação. Tragam também lápis de cor, de preferência azul, verde, vermelho e amarelo. O importante é que vocês tenham 4 cores diferentes (caneta não serve)

Existe também uma para vender que é muito boa da "Resumão". Ela é vendida em livrarias como Saraiva. No site abaixo voces podem ver como ela é.

http://www.resumao.com.br/resumao_itm.asp?itm=31

PAra aqueles não podem imprimir, levarei alguns exemplares.

Até Quinta e não esqueçam de fazer os exercícios e de frequentar as aulas!!!

Resumo da aula 1

Planejamento Anual da Disciplina Geografia 2011

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011




Abrindo os trabalhos

Caro alunos, como foi dito usaremos esse blog para passar materiais extras para vocês. Mas antes de passar as listas e as notas de aula, quero usar o nosso primeiro post para passar uma reportagem da Revista Galileu intitulada " Projeto da Nasa restaura pinturas com oxigênio atômico". É uma técnica inovadora para restauração de pinturas sem afetar a composição das tintas.

PS: Ainda hoje colocarei todo material.

Projeto da Nasa restaura pinturas com oxigênio atômico


Sistema inovador já ajudou a recuperar inúmeras pinturas de importância histórica

por Redação Galileu

O Centro de Pesquisas Glenn, da Nasa, está testando um método que usa oxigênio atômico para restaurar obras de arte antigas que estavam aparentemente destruídas. O sistema inovador já ajudou a recuperar inúmeras pinturas de importância histórica de museus, galerias e igrejas.

Dentre as obras já restauradas pelo sistema desenvolvido na Nasa estão a "Virgem da Cadeira", de Rafael, uma pintura de Jackson Pollack danificada em um incêndio, um quadro danificado de Andy Warhol manchado com marcas de batom e uma arte sacra da Igreja de São Estanislau, em Cleveland, nos EUA.

Editora Globo
No lado esquerdo, quadro da Igreja de São Estanislau antes da restauração. No lado direito, o mesmo quadro após ser restaurado pelo sistema desenvolvido pela Nasa

O processo, segundo a Nasa, remove da superfície da obra todos os materiais orgânicos, como o carvão ou fuligem, mas geralmente não afeta a pintura. Os pigmentos de tinta são inorgânicos e já foram oxidados, o que significa que o oxigênio atômico não irá danificá-los. Pigmentos que são orgânicos também podem ser preservados, com cuidados sobre o tempo de exposição ao oxigênio atômico.

Durante a restauração, a obra é colocada em uma câmara de vácuo, onde o oxigênio atômico é criado. Dependendo da quantidade de danos, a pintura pode permanecer na câmara de 20 horas a 400 horas. Um feixo de oxigênio atômico pode ser usado para alvejar especificamente uma área danificada que precisa restauro, eliminando a necessidade de colocar a arte em uma câmara de vácuo.

Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/1,,EMI213614-17770,00.html

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Resumo da Aula 1 de Fisica

A Análise Dimensional tem sua grande utilidade na previsão, verificação e resolução de equações que relacionam as grandezas físicas garantindo sua integridade e homogeneidade. Este procedimento auxilia a minimizar a necessidade de memorização das equações. Em análise dimensional tratamos as dimensões como grandezas algébricas, isto é, apenas adicionamos ou subtraimos grandezas nas equações quando elas possuem a mesma dimensão.

A Analise Dimensional é a área da física que se interessa pelas unidades de medida das grandezas físicas. Notavelmente, o fato de todas as unidades serem arbitrárias faz com que todas as equações sejam homogêneas: Uma coisa que se mede em metro por minuto não tem como ser igual a algo medido em quilograma por metro.

- Analisando dimensionalmente uma equação

No Sistema Internacional de Unidades são utilizadas sete grandezas fundamentais:

- Comprimento (metro)
- Massa (quilograma)
- Tempo (segundo)
- Intensidade de corrente elétrica (Ampere)
- Temperatura termodinâmica (Kelvin)
- Intensidade luminosa (candela)
- Quantidade de matéria (mol)
    Porém, em análise dimensional utilizamos apenas três grandezas massa, comprimento e tempo, as quais são representadas pelas letras M, L e T respectivamente. Podemos, à partir dessas grandezas determinar uma série de outras, por exemplo, analisando dimensionalmente a equação da velocidade no movimento uniforme (MRU) temos:

    \Delta v = \frac{\Delta s} {\Delta t} onde v representa a velocidade, s o espaço e t o tempo, mas s é L e t é T então:

    \Delta v = \frac{L}{T} ou comumente escrevemos Δv = LT − 1

    marca

    marcações..

    este post será deletado assimq cada materia postar usando seu marcador