Materias

Biologia (7) Cidadania (2) Espanhol (2) Fisica (8) Geografia (22) Geral (13) Historia (29) Ingles (40) Matematica (13) Portugues1 (6) Portugues2 (27) Quimica (20)

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Resumo da Aula 1 de Fisica

A Análise Dimensional tem sua grande utilidade na previsão, verificação e resolução de equações que relacionam as grandezas físicas garantindo sua integridade e homogeneidade. Este procedimento auxilia a minimizar a necessidade de memorização das equações. Em análise dimensional tratamos as dimensões como grandezas algébricas, isto é, apenas adicionamos ou subtraimos grandezas nas equações quando elas possuem a mesma dimensão.

A Analise Dimensional é a área da física que se interessa pelas unidades de medida das grandezas físicas. Notavelmente, o fato de todas as unidades serem arbitrárias faz com que todas as equações sejam homogêneas: Uma coisa que se mede em metro por minuto não tem como ser igual a algo medido em quilograma por metro.

- Analisando dimensionalmente uma equação

No Sistema Internacional de Unidades são utilizadas sete grandezas fundamentais:

- Comprimento (metro)
- Massa (quilograma)
- Tempo (segundo)
- Intensidade de corrente elétrica (Ampere)
- Temperatura termodinâmica (Kelvin)
- Intensidade luminosa (candela)
- Quantidade de matéria (mol)
    Porém, em análise dimensional utilizamos apenas três grandezas massa, comprimento e tempo, as quais são representadas pelas letras M, L e T respectivamente. Podemos, à partir dessas grandezas determinar uma série de outras, por exemplo, analisando dimensionalmente a equação da velocidade no movimento uniforme (MRU) temos:

    \Delta v = \frac{\Delta s} {\Delta t} onde v representa a velocidade, s o espaço e t o tempo, mas s é L e t é T então:

    \Delta v = \frac{L}{T} ou comumente escrevemos Δv = LT − 1

    Nenhum comentário: