sábado, 9 de abril de 2011

Coesão e coerência

A palavra “texto” deriva do vocábulo latino textus, -i cujo significado básico é “tecido”. Como sabemos, o tecido é um conjunto de linhas que se ligam organizadamente, é um amarrado bem coeso entre elas. Trata-se de uma metáfora bem adequada àquilo que chamamos de texto. Este também é um emaranhado organizado, mas no lugar de linhas, temos palavras, frases, orações e ideias. Para que essa organização de fato ocorra, dois instrumentos mais do que necessários devem ser empregados. Trata-se das “irmãs” COESÃO e COERÊNCIA. A primeira trata da organização linguística do texto (uso de conectivos, emprego de termos sinônimos, pronomes, ligação entre parágrafos etc.). A segunda “irmã” é a responsável pelo nexo entre as ideias de um texto. O que está dito em um parágrafo ou em uma frase não pode cair em contradição com uma afirmação seguinte. Estes dois elementos são essenciais para que o “tecido de palavras” assim possa ser chamado.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Aquecimento global


Galera,

como prometido estou anexando algumas imagens do processo que tentei demonstrar em sala de aula.






Atlas Geográfico Digital do IBGE

Passeando pela net achei esse Atlas muito bacana. Ele é totalmente interativo e 100% online. Vale a pena dar uma conferida. Eis o link: http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php



Ele representa ainda uma Geografia regional e decoreba, mas é divertido... rsrsr

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Exercícios sobre Imperialismo

Exercícios sobre imperialismo
1.Explique porque a Inglaterra foi um dos países pioneiros na corrida imperialista.
2.Explique como o “fardo do homem branco” foi determinante para as políticas imperialistas e cite outras justificativas ideológicas empreendidas pelos países industrializados em suas políticas expansionistas.
3.Trace um quadro comparativo entre as características do imperialismo (1870-1914) e do colonialismo (século XVI).
4. Quais foram os únicos dois países africanos que não ficaram sob domínio imperialista no final do século XIX?
5. Cite um país de etnia não-caucasiana que também atuou de forma imperialista antes da 1ª Guerra Mundial.

Imperialismo

Imperialismo
A terceira fase capitalista
Desenvolvimento do Capitalismo
O capitalismo passou a ser dominante no mundo ocidental a partir do século XVI. A transição que houve do feudalismo para o capitalismo foi bastante desigual; foi mais rápida na parte ocidental da Europa e mais lenta na parte central e oriental. A transição foi bem mais acelerada no Reino Unido (Inglaterra), do que nos outros países.
O capitalismo foi crescendo gradativamente, derrotando e tomando lugar de outras formas de produção, até ter sua hegemonia, que ocorreu em sua fase industrial. Considerando seu processo de desenvolvimento, pode-se dividir o capitalismo em três fases: capitalismo comercial, industrial e financeiro.
Características gerais do Capitalismo

Troca de Horário Geografia x Cult Cidadania

Olá amigos,

a Coordenação de Geografia e a Coordenação de Cultura e Cidadania decidiram por trocar seus horários na turma extensivo (dia de semana). Eis como ficará:

Aula de Geografia - terça-feira: 18:30 às 20:30
Aula de Cultura e Cidadania - sexta-feira: 20:40 às 22:40


att,
JJ