Materias

Biologia (7) Cidadania (2) Espanhol (2) Fisica (8) Geografia (22) Geral (13) Historia (29) Ingles (40) Matematica (13) Portugues1 (6) Portugues2 (27) Quimica (20)

domingo, 17 de abril de 2011

Simulado de março. Gabarito comentado de História Geral e Brasil - Suane

Questão 41:
Entendo a questão: a citação de Machado de Assis refere-se ao encilhamento porque trata da recente facilidade de conseguir dinheiro, empréstimos e compra de ações por preços baixos, estas últimas  possíveis de serem revendidas com lucro. Era uma política que rompia com a forma imperial de economia.
Explicando melhor cada um dos termos nas alternativas A,B,C e D:
A- Encilhamento - política modernizadora adotada por Deodoro da Fonseca afim de tornar a economia brasileira mais republicana, visto que esta ainda funcionava dentro dos moldes cafeeiros. Foi uma tentativa de expansão das possibilidades de empréstimos bancários para estimular a industrialização. Porém, acarretou grandes problemas financeiros devido a necessidade de injeção de capitais por parte do governo afim frear a conseqüente desvalorização da moeda. Gerou inflação e um grave problema na bolsa de valores porque com a facilidade de empréstimos muitas empresas acabaram surgindo sem terem condições de serem mantidas o que gerou ações de empresas fantasmas circulando na bolsa de valores. Foi uma das mais graves crises econômica do país. (Opção correta)                                                                         
B - Funding-loan – acordo estabelecido entre o presidente Campos Sales e credores ingleses, 1898, a fim de reestruturar a economia nacional, enfraquecida pelo encilhamento praticado na gestão anterior.
O Brasil recebeu um crédito de 10 milhões de libras, emitindo novos títulos de dívida correspondentes a esse crédito. Parte dos títulos serviu para pagar durante três anos os juros da dívida total, sem necessidade, pois, de se desembolsar dinheiro. Ficaram suspensas as amortizações, isto é, o pagamento do próprio débito, até junho de 1911. As amortizações vieram depois a ser antecipadas. Em troca, o Brasil deu em garantia aos credores as rendas da alfândega do Rio de Janeiro e ficou proibido de contrair novos empréstimos, até 1901. Comprometeu-se ainda a cumprir um duro programa de deflação, incinerando parte do papel-moeda em circulação. O país escapava assim da insolvência. Mas, nos anos seguintes, pagaria um pesado tributo por essas medidas, e outras que se seguiram no governo de Campos Sales, gerando a queda da atividade econômica e a quebra de bancos e outras empresas nacionais.
C - Tarifa Alves Branco - Em 1810, os tratados comerciais assinados entre Brasil e Inglaterra facilitaram a entrada de produtos britânicos no país. Estabelece nossa dependência à indústria britânica e acaba impedindo a formação de uma produção industrial brasileira. Gastos gerados pela contenção das revoltas, as dificuldades enfrentadas no setor agrícola e as indenizações pagas para se obter o reconhecimento da independência foram alguns fatores que incentivaram a transformação das taxas alfandegárias. Entre 1828 e 1844, as taxas de importação no Brasil eram de 15% os produtos estrangeiros. O ministro da Fazenda, Manuel Alves Branco, determinou a revisão das taxas alfandegárias praticadas pelo governo imperial. A partir desse momento, se a mercadoria a ser tributada não tivesse nenhum concorrente semelhante no país, o importador seria obrigado a pagar uma taxa de 30% sobre o valor do produto. Quando houvesse produto de igual característica ou semelhante, essa mesma mercadoria importada poderia sofrer uma cobrança que atingia até 60% do seu valor. As taxas alfandegárias dobraram com a oficialização dessa nova política que acabou contribuindo para a ampliação do setor industrial brasileiro, mas o efeito protecionista não foi o suficiente para consolidar um processo de industrialização mais sólido.
D - Convênio de Taubaté – 1906 – governadores de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro assinaram tal convênio definindo as medidas para proteção do café. Governos estaduais comprariam a safra por um preço prefixado, estocariam o produto e o liberariam para a exportação de acordo com a procura. Para essa operação, contrairiam empréstimos de bancos estrangeiros, garantidos por uma taxa sobre cada saca exportada. Em troca, produtores restringiam o plantio.

Questão 42:
Entendo a questão: a Reforma Carlos Sampaio (1920-1922) visou a uma intensa preparação para os festejos comemorativos do 1º Centenário da Independência. Carlos Sampaio veio complementar a Reforma de Pereira Passos (1902-1906), dando ao Rio de Janeiro a fisionomia atual da madura metrópole. Os grandes prédios da Esplanada do Castelo foram construídos mais tarde, a partir do Estado Novo de Getúlio Vargas. Carlos Sampaio considerava necessária a demolição, porque achava que o Morro era um embaraço para ventilação da cidade e seu saneamento. O Morro do Castelo foi primeiro núcleo   da cidade, onde surgiram as primeiras edificações: igreja, colégio, fortificação, cadeia e sobrados e onde toda uma vida pulsava, nas suas vielas , nas casas antigas, nos sinos da igreja. Sua importância torna-se ainda mais relevante pelo fato de tudo isso ter sido desmontado, sobrando poucos indícios do modo de viver das pessoas do lugar, de boa parte da história inicial da ocupação da cidade, elo de ligação do passado com o presente. A terra foi utilizada para abastecer as obras de aterramento de diversas regiões da orla da cidade e a Lagoa Rodrigo de Freitas.
Explicando melhor cada um dos termos nas alternativas A,B,C e D:
A - planejamento de espaços populares, integrando-os à área central: Ao contrário, foi a desestruturação dos espaços populares que existiam no Morro do Castelo e uma conseqüente expulsão dessa parcela da população que vivia na área central.
B - expansão da rede de transportes, articulando-a à região metropolitana: a rede de transportes realmente foi ampliada durante 1900 – 1930, mas se concentrou no período da Reforma Pereira Passos e não durante a Reforma Carlos Sampaio. Além disso, essa ampliação não avançou muito além do centro da cidade.
C - racionalização da ocupação urbana, subordinando-a às condições ambientais: realmente ocasionou uma diminuição da urbanização da área, porém, isso não ocorreu devido às condições ambientais, mas sim ao interesse de manter a região bonita e enfeitada com monumentos apreciáveis durante a comemoração da dos cem anos da independência.
D – opção correta.

Questão 43:
Entendendo a questão: A Guerra de Canudos foi um dos conflitos sociais de maior gravidade no contexto dos anos iniciais de implantação da república no Brasil. Envolveu sertanejos pobres e um líder religioso, Antônio Conselheiro, fundadores de uma comunidade onde as condições de vida se diferenciavam das práticas de exclusão social e política, então predominantes naquele momento e pouco alteradas pelo regime republicano. Entre essas práticas, figuravam a concentração da propriedade fundiária e a exploração do trabalhador rural, decorrentes do poder político desfrutado pelos grandes coronéis.
(A) êxodo rural – voto de cabresto: a cidade de Canudos foi justamente uma forma pela qual os camponeses encontraram de se manter no campo. O Padre Cícero funcionava como um misto de padre e coronel que se envolveu nas lutas políticas da região.
(B) desemprego – reação monarquista: um dos motivos que fizeram com que Canudos crescesse foi o desemprego, essa população apoiava a volta da monarquia. Porém, o fato dos refugiados terem sido excluídos socialmente não era por terem o desejo da volta da monarquia, e sim por serem miseráveis e desempregados.
(C) crise agrícola – sincretismo religioso: uma das características da situação de Canudos, na época, era a abrangente colheita do algodão que direcionava parcelas da população de outras regiões para trabalhar na cidade. A religiosidade sim era sincrética, as incompatibilidades desse sincretismo e da reinterpretação que esse padre dava às palavras da bíblia o fizeram ser expulso da Igreja.
D – correta

Questão 44:
(A) aplicação do livre comércio
(B) qualificação da mão de obra
(C) padronização da estrutura produtiva
(D) modernização dos sistemas de circulação - correta
Sinceramente, demorei muito para entende o gabarito dessa questão. Porém, facilita quando buscamos realmente observar o que está sendo pedido: qual das alternativas refere-se especificamente a um elemento da missão civilizatória? Livre comércio, e padronização da estrutura produtiva não são adventos para a população, mas o investimento estrangeiro em setores que facilitam o dia-a-dia da população sim. Poranto:
A ação imperialista européia na África e na Ásia, na segunda metade do século XIX, correspondeu, em linhas gerais, à expansão dos interesses capitalistas por meio da exploração de novas fontes de matéria-prima e de novos mercados e praças para investimentos diversos. As justificativas para tais interesses e ações foram buscadas, entre outros,  no argumento do valor da modernização de setores estratégicos, com destaque para as comunicações telegráficas, transportes ferroviários e navegação a vapor. Assim, em nome de uma missão civilizatória, o imperialismo europeu garantiu a ampliação da circulação de mercadorias e capitais em escala mundial.

Questão 45:
A expansão capitalista em países europeus, ao longo do século XIX, foi processo decorrente da Revolução Industrial. Associou-se, entre outros aspectos, à mecanização da produção, nos termos da maior articulação entre invenções científicas, criação de novas tecnologias e aplicabilidade das mesmas na estrutura econômica. Nesse contexto, a realização das exposições internacionais, a partir da década de 1850, materializou a importância daquela articulação, favorecendo uma ostentação dos resultados da modernização tecnológica para a promoção do progresso e da civilização, como exemplificado pela construção da Torre Eiffel.

Questão 46:

(A) hierarquias sociais herdadas do escravismo - correta
(B) privilégios econômicos mantidos pelo Exército
(C) dissidências políticas relacionadas ao federalismo
(D) preconceitos étnicos justificados pelas teorias científicas

O episódio conhecido como Revolta da Chibata correspondeu a uma sublevação armada de marinheiros. Descontentes com as condições precárias de trabalho que então vigoravam na Marinha, os revoltosos exigiram melhorias, alegando os direitos constitucionais garantidos pela ordem política republicana. Entre os problemas enfrentados pelos marinheiros, muitos, naquele momento, afrodescendentes, destacava-se a aplicação de castigos físicos, representando, para os grupos hierarquicamente subalternos, a permanência de heranças escravistas e a limitação do pleno exercício da cidadania.

O seguinte site tem comentários legais: http://www.revista.vestibular.uerj.br

Pessoal, eu realmente não tive tempo de fazer o gabarito muito padronizado e nem de responder todas as questões. As primeiras eu realmente fiz, as últimas copiei do site que disponibilizo acima. Qualquer dúvida perguntem.

Nenhum comentário: