Materias

Biologia (7) Cidadania (2) Espanhol (2) Fisica (8) Geografia (22) Geral (13) Historia (29) Ingles (40) Matematica (13) Portugues1 (6) Portugues2 (27) Quimica (20)

segunda-feira, 18 de abril de 2011

EXERCICIOS PARA FIXAÇAO_PLURAL_COM GABARITO

Exercícios Resolvidos

Assinale a alternativa que contém o plural correto dos seguintes substantivos:

monkey - appendix - story - shrimp - tomato - proof

a) monkeys - appendixes - stories - shrimps - tomatos - prooves
b) monkies - appendices - storys - shrimp - tomatoes - proofes
c) monkeys - appendixies - stories - shrimps - tomatoes - proofs
d) monkeys - appendices - stories - shrimp - tomatoes - proofs
e) monkies - appendixes - storys - shrimps - tomatos - prooves



Resposta:
D
Explicação da resposta:
monkeys - nos substantivos que terminam em vogal + y: acrescenta-se somente -s no final, a exemplo de boy - boys, play - plays, etc. appendices - appendix é um substantivo de origem latina. Todos os substantivos de origem latina terminados em "ix" devem ter o "ix" subtituidos por "ces". stories - nos substantivos que terminam em consoante + y, retira-se o y e acrescenta-se -ies, a exemplo de lady - ladies, fly - flies, etc. shrimp - alguns substantivos permanecem com a mesma grafia do singular quando vão para o plural (fish, sheep etc). tomatoes - para os substantivos que terminam em "o", acrecenta-se "es" ao fim da palavra (hero - heroes, potato - potatoes). proofs - segue a regra básica de pluralização dos substantivos, em que somente um "s" deve ser acrescentado ao fim da palavra. Cuidado para não se confundir, pois há alguns substantivos terminados em f/fe cujo plural é formado a partir da troca do -f/-fe por -ves (staff - staves), mas representam exceções à regra.


There are my _____ toys.
a) children
b) children's
c) child's
d) of children
e) B e C são corretas.

Resposta:
E
Explicação da resposta:
O Caso Genitivo por meio do uso de apóstrofo (') seguido ou não de s é usado basicamente para mostrar que algo pertence ou está associado a alguém ou a algum elemento. O 's vem após o nome do possuidor, que precederá sempre a coisa pertencente. Neste caso o "possuidor" pode ser child (filho, filha) ou children (filhos, filhas); este último é o plural do primeiro e é irregular. A alternativa (b) não poderia ser pois não há uma relação de posse estabelecida; e a (d) não poderia ser pois, além de não haver nenhum sentido de posse estabelecido, não se pode colocar a preposição "of" após o pronome possessivo "my".

Assinale a alternativa em que todos os substantivos existem somente na forma plural (sem forma no singular):

a) knives - pencils - jeans - glasses
b) police - knives - jeans - pyjamas
c) jeans - holidays - vacation - clocks
d) pyjamas - police - jeans - people
e) pencils - glasses - clothes - children


Resposta:
D
Explicação da resposta:
- a palavra pyjamas significa pijama e é usado neste formato tanto no singular quanto no plural; não podemos dizer "I'm wearing my pyjama" e sim "I'm wearing my pyjamas". - police (polícia) é um palavra que designa um grupo e está no plural. Logo o verbo com o qual concorda fica no plural ("The police ARE looking for the robbers"). - jeans faz parte do grupo das parelhas (substantivos designando coisas que têm duas partes iguais, "um par de" ex: óculos). Essas palavras só existem no plural, não possuem forma singular. - people: enquadra-se no mesmo caso de police: é um palavra que designa um grupo e está no plural; logo o verbo com o qual concorda também fica no plural (Ex:"Certain people think they are so important!")