Materias

Biologia (7) Cidadania (2) Espanhol (2) Fisica (8) Geografia (22) Geral (13) Historia (29) Ingles (40) Matematica (13) Portugues1 (6) Portugues2 (27) Quimica (20)

sábado, 3 de setembro de 2011

Carta aberta do Pré Vestibular Comunitário da UNIRIO


Como ficou decidido na assembléia do pré, aqui está a carta aberta:

O Pré Vestibular Comunitário da UNIRIO decidiu escrever essa nota para esclarecer o rumo que o projeto tomou nesses últimos meses.
 
Com o intuito de preservar a integridade física e emocional de nossos estudantes das dificuldades, entraves e opressões que passamos no CCJP, destacando em especial o ocorrido na segunda-feira, dia 15 de agosto, em que professores e alunos foram impossibilitados de frequentar o espaço cedido pelo centro para as aulas do Pré, sem qualquer alternativa de espaço ou aviso prévio de desalojo, enquanto perdiam tempo de aula e sofriam com a solene indiferença do decano, o Pré Vestibular anuncia que, desde a segunda-feira do dia 22 de agosto, iniciou uma nova etapa no campus da Urca. Sendo assim, entendemos que a manutenção do Pré nas atuais condições, ou seja, três espaços físicos (sala multimídia da reitoria (sala que funciona o projeto Conexões de Saberes), sala 302 da Escola de Enfermagem e salas 101 e 102 do CCJP – aos fins de semana), a consequente perda de seis horas semanais de aulas, o aumento de gastos com passagens de estudantes e professores e a própria saída de alguns discentes e docentes configurará uma missão e tanto para a nossa equipe, porém acreditamos na integração, que construímos ao longo desses meses do primeiro semestre, e no empenho e desejo das turmas em ingressar no ensino superior.
Ao longo desse ano tivemos cerca de oito reuniões oficiais a fim de deixar a comunidade docente e discente da UNIRIO a par dos problemas e necessidades do Pré: no dia 13/06 nos reunimos com o DAs do CCJP, no dia 27/06 nos encontramos com o decano do centro, Fernando Quintana, solicitando tempo e espaço para articularmos a mudança para a Urca e no dia 04/07 tivemos uma reunião com Magnífico Reitor da UNIRIO. No mês de agosto, levando em conta o estado de emergência de nossa situação, através do estudante de direito Francisco Motta, conseguimos uma reunião com o DAAFAr no dia 02/08, na mesma semana, no dia 04/08 o pró-reitor de extensão, Diógenes,  nos recebeu em seu gabinete para pensar a viabilidade da nossa mudança para a Urca. Após isso, tivemos ainda uma reunião emergencial com os DAs do CCJP no dia 10/08,encontramos a representante da Escola de Enfermagem, a professora Eva no dia 16/08, fomos convocados para um encontro com a Pró-reitoria de extensão no dia 18/08 e por último, marcamos reunião com o DCE no dia 19/08. Depois de todos esses exaustivos encontros, buscando manter a integridade da turma da semana, fomos forçosamente realocados na Urca.   
Considerando que desde que nos vimos inseridos em toda a complexidade das questões políticas, que levaram a nossa mudança forçada para a Urca, percebemos que muitas pessoas, mesmo sem nos conhecer ou mesmo sem participar efetivamente do projeto, acabaram cooperando para a nossa consolidação e movimentação diante das adversidades. Não podemos deixar de lembrar que a situação atual poderia ter sido bem pior, caso não fosse a iniciativa enérgica da professora Clarisse Gurgel e do professor José Paulo, que foram capazes de sensibilizar a reitoria a respeito dos problemas enfrentados pelo Pré, no que culminou com a garantia de nosso espaço na Urca, cedido pela reitoria, pela pró-reitoria de extensão e pela Escola de Enfermagem. Agradecemos igualmente a nossa base sólida que nos inspirou por todos esses meses, tanto no período da noite como nos fins de semana, seja em aulas, reuniões ou encontros eventuais que nos proporcionaram momentos gratificantes que dividimos com a nossa equipe de professores e, principalmente, com os estudantes e de suas representantes da turma do extensivo, Soraya e Mara, que dispuseram seu tempo em cansativas reuniões. Também fazemos questão de lembrar o apoio que recebemos de tantos amigos e desconhecidos como o Victor Vieites nosso coordenador/colaborador para todas as horas, a Bárbara do DCE, a Lara de Ciências Políticas e do DCE, o João de Ciências Políticas, a Tuthia, o Chico, o André e o Tertuliano do Direito, a Manuella e a Ivy de ADM, a professora Eva da Enfermagem e o Pró-Reitor de Extensão, Diógenes.
No momento desejamos nos empenhar na criação de uma dinâmica sólida que proporcione bons resultados depois de um ano cansativo de estudo e dedicação às aulas por parte dos nossos estudantes. Para isso, nos manteremos na Urca até o fim da turma da semana e continuaremos a nos dedicar a turma que permanece, aos fins de semana, no CCJP. Assim, concluímos afirmando que ingressamos em uma nova fase desse projeto de extensão, que precisa se institucionalizar e receber o devido respeito que lhe é cabido por parte da UNIRIO na figura de seus administradores.


Cordialmente,
Equipe do Pré-Vestibular da UNIRIO
 
 

Nenhum comentário: