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quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Exercícios referentes à aula de Ecologia – Revisão de Ecologia e Relações Ecológicas.

Pré-Vestibular Comunitário da UNIRIO – 2011
Exercícios referentes à aula de Ecologia – Revisão de Ecologia e Relações Ecológicas.
Prof ª Priscila Schiffer – Biologia.



I.      Revisão de INTRODUÇÃO A ECOLOGIA:

1) (PUC-SP) O conjunto do ambiente físico e dos organismos que nele vivem é conhecido como:
a) biótopo
b) ecossistema
c) biomassa
d) bioma
e) comunidade


2) (MOGI) Ao conjunto de indivíduos de diferentes espécies habitando determinada área dá-se o nome de:
a) ecossistema
b) comunidade
c) população
d) bioma
e) biosfera


3) Com relação aos conceitos de HABITAT e NICHO ECOLÓGICO, marque a opção correta relacionada abaixo:
a) cobra e gavião ocupam o mesmo habitat.
b) preá e cobra estão no mesmo nicho ecológico.
c) gavião, cobra e preá estão no mesmo nicho ecológico.
d) cobras neste mesmo local ocupam o mesmo nicho ecológico.
e) preás podem ocupar o mesmo habitat, mas têm nichos ecológicos diferentes.


4) O ambiente descrito, com inúmeros animais e vegetais, à beira de um charco de água doce que, durante o dia, sofre flutuações de temperatura, luminosidade, maior ou menor pH e até alterações de salinidade, poderá ser classificado como um exemplo de:
a) biosfera
b) biótipo
c) biomassa
d) ecótone
e) ecossistema



5) Suponha que em um terreno coberto de capim gordura vivem saúvas, gafanhotos, pardais, preás e ratos-do-campo.  Nesta região estão presentes:
a) cinco populações.
b) seis populações.
c) duas comunidades.
d) seis comunidades.
e) dois ecossistemas.


6) Indivíduos de diversas espécies, que habitam determinada região, constituem:
a) um bioma.
b) uma sociedade.
c) uma população.
d) uma comunidade.
e) um ecossistema.


7) (UA-AM) A posição de uma espécie num ecossistema ao nível de desempenho funcional chama-se:
a) nicho ecológico                              d) produtividade primária
b) habitat preferencial                                    e) territorialidade social
c) plasticidade ecológica


8) (MED. SANTOS) Assinale a alternativa CORRETA:
a) Em Ecologia, a COMUNIDADE inclui grupos de indivíduos de uma mesma espécie de organismos.
b) Em Ecologia, a POPULAÇÃO inclui todos os indivíduos de uma mesma área, pertencentes ou não a várias espécies.
c) Em Ecologia, o ECOSSISTEMA é a porção da terra biologicamente habitada.
d) Em Ecologia, a BIOSFERA é o conjunto formado pela comunidade de indivíduos vivos e o meio ambiente inerente.
e) Nenhuma das anteriores.


9) (CESCEM) São ecossistemas todos os exemplos abaixo, EXCETO:
a) uma astronave.
b) uma lagoa.
c) um pasto.
d) uma colônia de corais.
e) o solo.


10) (MED. ABC) Suponha duas plantas pertencentes ao mesmo gênero e vivendo juntas na mesma área.  A espécie A tem raízes que se desenvolvem logo abaixo da superfície e a espécie B têm raízes profundas.  Sobre as duas plantas fazemos as seguintes afirmações:

I - A e B vivem no mesmo nicho ecológico.
II - A e B competem pela água.
III - A e B formam uma população.

Assinale:
a) Apenas I é correta.
b) Apenas II é correta.
c) Apenas III é correta.
d) I, II e III são corretas.
e) Nenhuma é correta.

11) (UERJ) Mergulhando em águas costeiras, encontramos em uma rocha algas, cracas, anêmonas, estrelas-do-mar e ouriços-do-mar. As algas produzem seu próprio alimento. As cracas ingerem, com água, seres microscópios que nela vivem. As anêmonas comem pequenos peixes que ficam presos entre seus tentáculos. As estrelas-do-mar prendem seus “braços” os moluscos contra a rocha e sugam o animal de dentro da rocha. Os ouriços do mar raspam a rocha com seus “dentes”, alimentando-se de detritos. Em função do que foi descrito, pode-se afirmar que as algas e os animais citados apresentam diferentes...
a) nichos.
b) habitats.
c) mimetismos.
d) competições.
e) biomas.

12) (UFF) Os principais produtores da cadeia biológica marinha são:
a) protozoários e copépodes;
b) medusas e corais;
c) diatomáceas e dinoflagelados;
d) organismos da fauna planctônica;
e) organismos da fauna bentônica.


13) (UFRJ) As espécies de capim que crescem nos campos da Austrália podem ser diferentes das que existem na América ou na África, mas todas têm a mesma função: são produtores dos ecossistemas de campo. Nos campos da Austrália vivem cangurus, nos da África há zebras e na América do Norte há bisões. Todos esses animais exercem em seus ecossistemas a função de:

a) consumidores primários
b) consumidores secundários
c) consumidores terciários
d) decompositores
e) parasitas


14) (CESGRANRIO) No ecossistema a seguir esquematizado, estão representados, de 1 a 8, os componentes de uma comunidade biótica. Entre eles encontram-se: produtores, consumidores primários, secundários e consumidores terciários:

Ver figura

No quadro abaixo, assinale a opção que classifica corretamente os componentes do ecossistema:



Produtores
Consumidores
primários
Consumidores
secundários
Consumidores
terciários
a)
1 e 5
2 e 8
3 e 4
6 e 7
b)
3 e 5
4 e 6
1 e 8
2 e 7
c)
4 e 5
1 e 6
3 e 7
2 e 8
d)
1 e 3
2 e 7
6 e 8
4 e 5
e)
1 e 5
4 e 6
3 e 7
2 e 8




15) Tendo em vista os conceitos de CADEIA e TEIA alimentar, bem como de POPULAÇÃO e COMUNIDADE, podemos afirmar que:

a) A preá, a cobra e o gavião representam uma população e um exemplo de uma cadeia alimentar.
b) O conjunto de preás da região formam uma população e os consumidores, entredevorando-se, formam uma teia alimentar.
c) Preás e cobras do charco formam uma população e, para as cobras, as preás são produtoras de alimento.

d) Preás, cobras e gaviões formam uma comunidade; as cobras são consumidores primários e os gaviões consumidores secundários.
e) O conceito de produtor está associado ao fornecimento de alimento e, de consumidor, àqueles que o utilizam.


16) Com referência à cadeia alimentar, marque a alternativa correta:
a) a energia contida no produtor diminui gradualmente, ao passar de consumidor a consumidor.
b) a energia do produtor aumenta gradualmente nos diferentes elementos da cadeia alimentar.
c) o potencial energético do produtor não sofre nenhuma alteração nos diferentes segmentos da cadeia alimentar.
d) na cadeia alimentar, como os animais são de tamanho diferentes , a quantidade energética do produtor sofre oscilações.
e) a complexidade da teia alimentar não interfere com a quantidade de energia transferida, que permanece inalterada.


17) Qual das alternativas a seguir responde corretamente a seguinte questão: “Que resultaria se desaparecesse do mar o fitoplâncton “?
a) o equilíbrio ecológico desse ecossistema não sofreria alteração, visto que o fitoplâncton é constituído por seres apenas microscópios.
b) o zooplâncton ocuparia o seu lugar na cadeia alimentar, mantendo assim o equilíbrio ecológico do ecossistema.
c) a cadeia alimentar do ecossistema perderia o elo principal, pois do fitoplâncton depende praticamente toda a matéria orgânica necessária aos demais componentes bióticos.
d) o ecossistema não seria afetado visto que o plâncton é apenas um consumidor na cadeia alimentar.
e) o equilíbrio ecológico não seria alterado visto que nem todos os organismos marinhos se alimentam do fitoplâncton.


18) (UBERLÂNDIA) O aproveitamento das algas pelo homem torna-se cada vez mais acentuado.  Em certos países asiáticos, as algas já fazem parte da dieta humana.  Neste caso o homem comporta-se como:
a) consumidor primário.
b) consumidor secundário.
c) consumidor terciário.
d) produtor.
e) decompositor.





19) Com os elementos preá, capim, cobra, fungos e bactérias do solo, observe com atenção o diagrama a seguir. Não descuidando da direção das setas e a seqüência numérica, indique a alternativa correta na sucessão de eventos.
Ver figura






I
II
III
IV
a)
Produtor
Decompositor
Consumidor
primário
Consumidor
secundário
b)
Produtor
Consumidor
secundário
Decompositor
Consumidor
primário
c)
Produtor
Consumidor
primário
Consumidor
secundário
Decompositor
d)
Decompositor
Consumidor
primário
Consumidor
secundário
Produtor
e)    Decomposi     Produtor                 Consumidor           Consumidor

                tor                                          primário                 secundário




20) (FUVEST) Um dos perigos da utilização de inseticidas clorados é que eles são muito estáveis e permanecem longo tempo nos ecossistemas. Em vista disso, dada a cadeia alimentar
                       
                                   capim         inseto         pássaro         cobra         gavião

é de esperar que a maior concentração de DDT por quilo de organismo seja encontrada em:
a) cobra
b) gavião
c) pássaro
d) inseto
e) capim








21) (Cesgranrio‑RJ) 0 equilíbrio biológico de uma comunidade depende da proporção existente entre produtores, consumidores e predadores. Assim, se:
a) o número de produtores e consumidores aumentar, o de predadores diminuirá,
b) o número de produtores diminuir, o de consumidores e predadores aumentará.
c) o número de consumidores diminuir, o de produtores aumentará e o de predadores diminuirá.
d) o número de predadores aumentar, o de produtores e consumidores aumentará.
e) o número de predadores aumentar, o de produtores e consumidores diminuirá.





            II. Relações Ecológicas:

1) (PUC-SP) O tucunaré, peixe trazido da Amazônia para as lagoas de captação das usinas estabelecidas ou em construção nos rios Paraná, Tietê e Grande, adaptou-se às condições locais e serviu como elemento de controle das populações de piranhas que ameaçavam proliferar nos reservatórios das usinas hidrelétricas de Minas Gerais e São Paulo. O mesmo tucunaré terá sua criação incrementada na barragem de Itaipu, afastando o perigo do domínio das águas do Rio Paraná por cardumes de piranhas. A relação tucunaré-piranha pode ser considerada como um método de controle utilizado pelo homem para:

a) aumento de taxa de mortalidade
b) competição intra-específica.
c) variação de nicho ecológico.
d) alteração cíclica da população.
e) controle biológico por predatismo.


2) (UFSCAR-SP) A seguir estão descritas algumas relações entre seres vivos:

            I- a rêmora acompanha o tubarão de perto e fica presa a ele por uma ventosa. Ela aproveita os alimentos do tubarão e também a sua locomoção, mas não prejudica e nem beneficia o seu hospedeiro.
            II- a alimentação predominante do cupim é a madeira, que lhe fornece grande quantidade de celulose. Entretanto, ele não possui capacidade digeri-la. Quem se responsabiliza pela degradação da celulose é um protozoário que vive em seu intestino, de onde não precisa sair para procurar alimento.
            III- as ervas-de-passarinho instalam-se sobre outras plantas, retirando delas a seiva, que será utilizada para a fotossíntese.
            IV- nas caravelas existe uma união estreitas de indivíduo, cada um deles especializados em determinadas funções como digestão, reprodução e defesa.
            V- as orquídeas, vivendo sobre outras plantas, conseguem melhores condições luminosas, mas nada retiram dos tecidos internos destas plantas.



Essas relações referem-se, respectivamente, a:
a) mutualismo, comensalismo, hemiparasitismo, colônia, parasitismo.
b) comensalismo, mutualismo, hemiparasitismo, colônia, epifitismo.
c) comensalismo, mutualismo, epifitismo, colônia, hemiparasitismo.
d) mutualismo, comensalismo, parasitismo, sociedade, epifitismo.
e) hemiparasitismo, mutualismo, parasitismo, colônia, epifitismo.

3) (CESGRANRIO) Se duas espécies diferentes ocuparem num mesmo ecossistema o mesmo nicho ecológico, é provável que:
a) se estabeleça entre elas uma relação harmônica.
b) se estabeleça uma competição interespecífica.
c) se estabeleça uma competição intra-específica.
d) uma das espécies seja produtora  e a outra, consumidora.
e) uma das espécies ocupe um nível trófico elevado.

4) A associação existente entre os ruminantes e as bactérias que vivem em seu estômago é um caso de :
a) mutualismo.
b) parasitismo.
c) comensalismo.
d) competição interespecífica.
e) competição intraespecífica.

5) Podem organizar-se em sociedades:
a) aranhas.
b) besouros.
c) gafanhotos.
d) traças.
e) vespas.

6) UFRGS-RS) Enquanto as onças devoram a sua presa, os urubus esperam.  Quais as relações ecológicas envolvidas nesta situação?
a) predador e parasita.                                               d) predador e decompositor
b) comensal e parasita.                                              e) predador e sapróvoro
c) parasita e sapróvoro.



7) (PUC) Quando o relacionamento entre dois seres vivos resulta em benefício para ambos os associados, dizemos que ocorre:
a) mutualismo.
b) comensalismo.
c) hiperparasitismo.
d) parasitismo.
e) inquilinismo.

8) (CESGRANRIO) No combate às larvas dos anofelinos ( mosquitos transmissores da malária), foi utilizado, com eficiência, um pequeno peixe larvófago (Gambusia affinis).  A utilização deste animal, na área de saneamento para o controle dessa parasitose, foi bem sucedida em regiões infestadas pelo Anopheles, e onde era grande a incidência da malária.
O método citado, não poluente, substitui o clássico processo de deposição de óleo em superfície da água, que mata as larvas por asfixia.
A ação do peixe Gambusia affinis em relação aos anofelinos é um exemplo de:

a) predatismo.                                                d) simbiose.
b) parasitismo.                                               e) amensalismo.
c) comensalismo.

9) (SANTA CASA) Observando-se cuidadosamente o trecho abaixo:
            "I é um celenterado (hidra) que vive sobre a concha vazia do molusco II, agora ocupada por um crustáceo III ( sem carapaça) e IV é um peixe carnívoro.  I consegue alimento mais facilmente que quando fixado sobre uma rocha; por sua vez, III lucra, podendo alimentar-se dos restos de I além de defender-se de IV que se alimenta de III mas evita aproximar-se devido à presença de I, que ele teme".

Está certo dizer que há uma relação ecológica de :
a) Comensalismo entre I e III.
b) Protocooperação entre I e III.
c) Predação entre I e IV.
d) Mutualismo entre II e III.
e) Há duas respostas corretas.

12) Diferencie relações intra-específicas de relações inter-específicas?
13) Caracterize as relações COMPETIÇÃO e PREDATISMO, dando um exemplo para cada relação?
14) Diferencie COLÔNIA de SOCIEDADE? Exemplos de cada um.
15) Diferencie COMPETIÇÃO de CANIBALISMO?

16)  Caracterize:
a) Comensalismo:


b) Inquilinismo:


c) Mutualismo:


d) Protocooperação:


e) Parasitismo:


f) Predatismo:


g) Amensalismo:


h) Competição:




17) Disserte sobre as estratégias de camuflagem que os animais adquirem no predatismo?







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