Materias

Biologia (7) Cidadania (2) Espanhol (2) Fisica (8) Geografia (22) Geral (13) Historia (29) Ingles (40) Matematica (13) Portugues1 (6) Portugues2 (27) Quimica (20)

terça-feira, 12 de abril de 2011

Ata da Assembléia do dia 10-04-2011

Pauta
Questões dos estudantes:
Apresentação dos problemas
Apresentação das soluções
Discussão

Questões que a coordenação já entende que sejam problemáticas:
Horário
Faltas e atrasos
Falta de informação e meio de comunicação
Monitoria
Exercícios
Horários da coordenação pedagógica
Informações sobre o vestibular

A assembléia durou três horas, sem muito atraso e sem muito prolongamento. Foi uma reunião calma e com decisões importantes.
Tivemos a presença de poucos estudantes e de poucos voluntários. Os coordenadores eram maiorias.
De acordo com pauta proposta pela coordenação geral tivemos um primeiro momento de exposição das questões dos estudantes presentes seguido de debates abertos.
Depois resoluções sobre as questões levantadas.
E por fim alguns pontos de pauta sobre o andamento das aulas entre os professores e estudantes.



É importante lembrar que os estudantes estavam representados em pequeno número, portanto, muitas opiniões não foram ouvidas.

colocações dos estudantes:
intensivo:
1 – Foi citado que o professor de matemática do intensivo, o Beto, está acelerando muito e que seria ideal que ele tentasse fazer aulas mais lentas um pouco e dar tempo para que as pessoas copiassem do quadro. A coordenação sugere que não seja utilizado o quadro em excesso e que sejam disponibilizadas folhas com a matéria para adiantar as aulas.
2 – alguns estudantes do sábado disseram que a aula da professora de biologia Gabriela é um pouco confusa.
3 – a disciplina de física está com problemas de pontualidade e de trabalho continuado por parte do professor.
4 – foi decido que o horário de almoço aos sábados será de uma hora. Valendo a partir desse sábado.
5 – foi decidido que durante o dia 17 de abril e o dia 01 de maio será feito um esquema diferente de distribuição das aulas para funcionar como teste. A intenção é ver se rende melhor aulas maiores e mais espaçadas.
6 – Foi decido que os arquivos no blog dos discentes precisa estar no formato doc. Eles não estão conseguindo fazer o download com os exercícios em outros formatos como o de slides.

Extensivo:
1 – As aulas do PH (física) e do Yan (matemática) são muito corridas. Estudantes manifestaram sentir pouca abertura por parte do professor Yan no sentido de ouvir reclamações.
2 – Foi decido que os arquivos no blog dos discentes precisa estar no formato doc. Eles não estão conseguindo fazer o download com os exercícios em outros formatos como o de slides.

Considerações da coordenação geral e pedagógica:
É indicado que os estudantes tomem a iniciativa de fazer críticas aos professores. Independente do quanto eles sejam rudes. Porém, se isso não funcionar é indicado que o estudante se dirija ao coordenador da disciplina ou a coordenação pedagógica e geral.
A coordenadora geral salientou que apesar disso, problemas também podem ser levados a ela em caráter de urgência. E que por mais que os estudantes tenham sim que se soltar e falar seus problemas os professores precisam entender que o objetivo do pré é fazer com que os estudantes sintam-se preparados para as provas que vão prestar. É missão dos professores criar ambiente tranqüilo, confiável e respeitoso para esses estudantes. A abertura é essencial e ela precisa vir junto com a tranqüilidade e a delicadeza. O bem-estar dos estudantes é o foco.

Algumas partes da reunião ficaram confusas, foram feitas propostas de mudanças em relação ao horário da noite, como a da Carol de suprimir os intervalos e diminuir os tempos a fim de evitar os atrasos dos estudantes, mas nada foi decidido.

A coordenação geral decidiu que está aberta a temporada das monitorias. Ficou decidido que ela precisa ser marcada de acordo com a necessidade das turmas, ou seja, os professores que tiverem disponibilidade deverão disponibilizar seus horários para as turmas e sentir se vai haver uma procura. Em caso afirmativo é essencial comunicar o grupo de emails sobre o horário escolhido, a sala do pré está disponível para nós 24h por dia, 7 dias por semana.
A coordenação geral faz o pedido para os coordenadores: verifiquem se pelo menos um professor ou professora da sua disciplina estará disponível para monitoria.

Exercícios – entendendo que a necessidade de incentivar o estudante a se preparar para as provas, a coordenação geral frisou a importância de serem preparados e distribuídos exercícios para casa. Alguns professores não gostaram da idéia porque os estudantes não dão grande retorno. Porém, a coordenação geral lembrou que esse incentivo é importante, pelo menos alguns exercícios mensais - revisão - são necessários. Lembrando que estes podem ser mandados para a Suane que ela imprime e entrega na sala.

Comunicação mesmo alguns estudantes afirmando que não conseguem acessar o blog nós não tivemos mais idéias sobre outras formas de gerar essa interação.

Ficou decidido que o coordenador pedagógico se marcará com as turmas horários de disponibilidade para consultas sobre assuntos gerais e sobre profissões. Caso a turma tenha interesse é só ligar e marcar com ele, independente dos horários.

Algumas avaliações foram feitas sobre o projeto, algumas ressaltando a maior organização do projeto em relação a épocas anteriores e outros pontos que eu não anotei.

Nenhum comentário: