Materias

Biologia (7) Cidadania (2) Espanhol (2) Fisica (8) Geografia (22) Geral (13) Historia (29) Ingles (40) Matematica (13) Portugues1 (6) Portugues2 (27) Quimica (20)

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Exemplos de ligações quimicas

Vimos já que a ligação iônica é a ligação que ocorre principalmente entre metais e ametais. Para exemplificar, vimos em sala o caso do NaCl. Lembram? O Na doa (transfere) seu único elétron para o Cl e ambos completam o octeto.

Mas para que haja de fato a formação do composto nós precisamos que haja uma reação. E a reação que forma o NaCl é entre o sódio metálico e uma solução de cloro. Vejam o que acontece na reação. O produto da reação entre esses dois reagentes são pequenas partículas de NaCl.

Depois o vídeo vai mostrar um exemplo de ligação covalente. Ele mostra a formação da água. Os dois reagentes formam a água são o gás hidrogênio (H2) e o gás oxigênio (O2). Ele pegou dois tubos de ensaio e colocou em cada um, cada um dos gases (e claro que ele tampou os tubos). Ele aproximou os frascos perto de uma chama pois é o fogo quem inicia a reação. Ele dá um zoom no frasco e mostra a agua condensada produzida.

Nenhum comentário: