Materias

Biologia (7) Cidadania (2) Espanhol (2) Fisica (8) Geografia (22) Geral (13) Historia (29) Ingles (40) Matematica (13) Portugues1 (6) Portugues2 (27) Quimica (20)

sábado, 7 de maio de 2011

Exercício de Revolução Russa

1- Reflita e explique, com as suas palavras, porque o sistema comunista defende, como uma questão central, a ausência da propriedade privada.
2 - Explique a diferença entre o conceito de sociedade libertária (defendida pelos anarquistas) e sociedade liberal (defendida pelos capitalistas).
3 - Que características do governo de Stalin podem encaixá-lo como totalitário? A falência do socialismo real e da etapa de transição para o comunismo através da ditadura do proletariado já havia sido criticada e prevista por qual grupamento ideológico? Quais eram os argumentos desse grupo?
4 - A Rússia se torna uma das duas maiores potências do mundo durante o século XX, como isso foi possível diante da situação complexa do país antes da Revolução Russa?
5 - (Questão livre) Pensando nas três formas mais freqüentes de organização social (autarquia, democracia e comunismo) analise cada uma delas explicitando quais os pontos que você considera mais favoráveis e mais desfavoráveis em cada uma.

Autarquia:
Favoráveis
Desfavoráveis

Democracia:
Favoráveis
Desfavoráveis

Comunismo:
Favoráveis
Desfavoráveis

Nenhum comentário: