Materias

Biologia (7) Cidadania (2) Espanhol (2) Fisica (8) Geografia (22) Geral (13) Historia (29) Ingles (40) Matematica (13) Portugues1 (6) Portugues2 (27) Quimica (20)

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Exercício de revisão de História Geral...

...que foi passado em sala de aula no sábado: (Estão com a escrita mais bonitinha porque fiz com calma em casa heheh)
Questões e gabarito:
1.      Cite os principais países que adotaram políticas de inspiração facista e/ou nazista.
2.      Quais os motivos para a quebra da bolsa de valores de Nova York, em 1929?
3.      Explique a teoria do Espaço Vital. (Essa matéria é da aula sobre nazismo, que ainda não foi dada)
4.      Explique a relação entre a situação da burguesia russa e a permeabilidade social do páos aos ideais comunistas que levaram à revolução de 1917.
5.      Porque, ideologicamente, a permanência da Rússia na Primeira Guerra Mundial foi incompatível com o regime socialista?
6.      Qual era a diferença básica entre o projeto de Trotsky e Stálin, após a morte de Lenin?
7.      Diferencie anarquismo e socialismo.
8.      Explique o Domingo Sangrento de 22 de janeiro de 1905.
9.      Explique o New Deal
10.  Porque a Guerra Civil Espanhola pode ser considerada o “tudo de ensaio” da Segunda Guerra Mundial?
11.  Porque se pode dizer que a Primeira Guerra Mundial foi o ajuste da partilha imperialista referente aos cinquenta anos anteriores?
12.  Cite os principais conflitos ocorridos na corrida imperialista de 1870 a 1914.
13.  Porque o Tratado de Versalhes foi considerado humilhante para a Alemanha?

Respostas e comentários:
1.      Alemanha, Itália, Portugal, Espanha. Na América Latina, podemos dizer que outros países como Argentina e Brasil (Perón e Vargas) também tiveram regimes de inspiração nazifacista, porém essas não foram políticas oficiais de governo nesses países.
2.      Uma crise de superprodução fruto da inabilidade administrativa dos EUA após a saturação dos mercados europeus.
3.      Teoria segundo a qual os arianos precisavam expandir seus domínios por toda a Europa, já que eram uma raça superior.
4.      A burguesia russa era basicamente importada da França, logo, não tinha as mesmas origens que os trabalhadores que empregavam e essas classes eram afastadas não apenas por um determinante econômico, mas também cultural e étnico. Isso facilitou o processo de desidentificação dos o ideário burguês.
5.      Porque para os comunistas a Primeira Guerra Mundial era simplesmente uma guerra fruto do processo imperialista de expansão de mercados consumidores e não tinha qualquer utilidade para uma sociedade planificada.
6.      Stálin defendia o crescimento da URSS antes da expansão do socialismo para o mundo. Trotsky acreditava na ordem inversa.
7.      São basicamente duas maneiras distintas de alcançar o comunismo. Basicamente o socialismo vê a necessidade de uma transição gradual dirigida por uma ditadura do proletariado enquanto o anarquismo acredita na auto-organização imediata dos povos através de pequenas associações. Ambas as correntes possuem muitas vertentes, sendo difícil traçar linhas gerais para elas.
8.      No domingo do dia 22 de Janeiro de, ocorreu manifestação pacífica, liderada pelo padre Gregori Gapone, com destino ao Palácio de Inverno do czar Nicolau II, em São Petersburgo, com o objetivo de entregar uma petição, assinada por cerca de 135 mil trabalhadores, reivindicando direitos ao povo, como reforma agrária, tolerância religiosa, fim da censura, a presença de representantes do povo no governo e melhores condições de vida. A guarda do czar disparou contra a manifestação. Centenas de pessoas morreram. A população indignou-se com a atitude do czar, que, até então, era bem visto por seus súditos. O episódio ficou conhecido como "Domingo Sangrento" e foi o estopim para o início do movimento revolucionário.
9.      New Deal (significa novo acordo ou nova transação) foi um programa e recuperação econômica proposto pelo presidente, Franklin Delano Roosevelt, entre 1933 – 1945. Baseado no keynesianismo, investia pesado em obras públicas para reparar o desemprego. Negava os princípios do livre mercado e tinha forte intervenção governamental. Pontos centrais: intervenção nos setores econômicos e financeiro; intensificação da vigilância sobre as atividades bancárias e as operações da Bolsa; regulamentação das atividades das associações operárias e dos sindicatos; mudança do curso da economia por meio da distribuição de encomendas oficiais às empresas; Obras públicas que receberam investimentos: autoestradas, barragens, trabalhos de saneamento urbano. No campo os fazendeiros foram financiados para não produzir. Foram impostas semanas de quarenta horas e o salário mínimo. A política externa também se baseou em abertura econômica para países da Ásia e da Europa. Inglaterra e França também fizeram uma série de reformas econômicas baseadas no New Dial para se recuperarem.  
10.  Porque foi durante esse incidente que as potências que se afirmavam totalitárias (Alemanha e Itália) testaram suas novas máquinas de guerra produzidas para a revanche contra os EUA e as potências vitoriosas na Primeira Guerra Mundial. Os alemães prestaram auxílio aos setores de extrema direita que estavam envolvidos na Guerra Civil.
11.  Porque ela é a explosão de um clima que já se mostrava muito competitivo e instável entre as grandes potências européias após a Conferência de Berlim, quando foram determinadas as regiões que cada país poderia atuar, obviamente nem todos respeitaram essas determinações.
12.  Revolta de Cipaios 1857 – Índia x Inglaterra, Guerra Russo-Japonesa, em 1904-1905, Guerra Hispano-Americana 1898 e a construção do Canal do Panamá em 1821.
13.  A Alemanha, considerada a principal culpada pelos conflitos, foi obrigada a aceitar as imposições do Tratado de Versalhes, em 1919. Foi obrigada a devolver a região da Alsácia-Lorena para os franceses. Os russos tiveram que reconhecer a independência da Polônia, que ainda foi agraciada com o corredor polonês (limite territorial que dava ao país uma saída para o mar, dividindo o território alemão). As colônias alemãs no continente africano foram divididas entre Inglaterra, Bélgica e França. Os outros domínios na região do Pacífico foram partilhados pelo Japão e Inglaterra. O exército alemão não poderia ultrapassar o limite de 100 mil soldados. A força militar não teria artilharia pesada e nem criar indústrias bélicas. Deveria pagar indenização de cerca de 270 milhões de marcos-ouro aos países aliados e indenizações de guerra. O Tratado de Versalhes foi visto como a grande motivação para uma Segunda Guerra Mundial. Seu caráter visivelmente punitivo alimentou o sentimento revanchista que abriu espaço para a ascensão dos estados nazi-fascistas na Europa. Alemanha e Itália foram tomadas por tais governos que, entre outros pontos, defendiam que a soberania nacional de seus países teria sido desonrada pelas medidas humilhantes do tratado.

Nenhum comentário: