Materias

Biologia (7) Cidadania (2) Espanhol (2) Fisica (8) Geografia (22) Geral (13) Historia (29) Ingles (40) Matematica (13) Portugues1 (6) Portugues2 (27) Quimica (20)

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Material antigo sobre formação de palavras

Prefixos Latinos

Prefixos Sentido Exemplos
Ab- abs-, Afastamento; separação; intensidade Abdicar, abuso, abster
a- ad- Aproximação; direção; mudança de estado Achegar, apodrecer, adjacente
Ambi- Duplicidade Ambivalência, ambíguo, ambidestro
Bene-,bem-,bem- Bem; muito bom Beneficente, bem-querer, benfeitor
Bis-; bi- Repetição; duas vezes Bisavô, bienal, bimestre
Circum- circun- Em redor; em torno Circundar, circunferência
Cis- Do lado de cá Cisplatino
Com-;con- ; co- Companhia, concomitância Co-autor, compatriota
Contra Oposição, direção contrária Contrapor, contra-revolução, contramarcha
De De cima para baixo; separação Decair, declive, depenar
Des Negação; ação contrária Desleal, desonra, desfazer
Dis-;di- Separação; movimento para diversos lados; negação Dissociar, distender, dilacerar
Ex-; es-;e- Para fora; estado anterior Exportar, ex-aluno, emergir, emigrar, emanar, estender
Extra- Posição exterior; fora de Extra-oficial, extraterreno, extraviar
In-(im-); i-(ir-); em- (en-) Movimento para dentro Ingerir, inalar, embarcar, enterrar
In –(im); i- (ir-) Negação; privação Incapaz, imperfeito, ilegal
Intra Posição interior Intravenoso, intra-uterino
Intro - Movimento para dentro Introvertido, introduzir
Justa - Ao lado Justapor, justamarítimo
Ob-;o- Em frente; oposição Objeto, obstáculo, opor
Per- Movimento através Percorrer, perfurar, perpassar
Pos- Depois Póstumo, posteridade
Pre- Antes Prefácio, pré-escolar, prefixo
Pro - Para frente; em lugar de Progresso, prosseguir, pronome
Re- Repetição; para trás; intensidade Recomeçar, repor, redobrar, reeleição, regredir
Retro- Para trás Retroceder, retroativo, retrocesso
Sub-;sob-; so-;sus- Inferior; de baixo para cima Subalimentado, soterrar, suspender
Super-; sobre-; supra Em cima; superior; excesso Super-homem, sobreviver, sobreloja
Trans-; tras-;tres Através de; além de Transatlântico, transeunte, trespassar
Ultra Além de; excesso Ultrapassar, ultra-som
Vice-; vis No lugar de; inferior a Vice-presidente, visconde

Prefixos Gregos

Prefixos Sentido Exemplos
An-; a- Privação; negação Anarquia, anônimo, analgésico
Aná- Ação ou movimento inverso; repetição Anagrama, anacrônico, analisar, anáfora
Anfi- De um e outro lado; em torno; duplicidade Anfíbio, anfiteatro
Anti- Oposição; ação contrária Antiaéreo, antípoda, antidemocrático
Apó- Afastamento; separação Apogeu, apócrifo
Arqui-;arc-;arque;arce- Superioridade Arquiduque, arquipélago, arcanjo, arquétipo, arcebispo
Catá- De cima para baixo; oposição Catálogo, catástrofe, catarata
Diá-; di- Através de; afastamento Diocese, diâmetro,
Dis- Dificuldade; mau estado Dispnéia, disenteria
Ec-; ex - Para fora Eclipse, êxodo, exorcismo
Em-;en-;e- Interior, dentro Encéfalo, emplastro, elipse
Endo-; end- Interior; movimento para dentro Endosmose; endovenoso
Epi- Superior; movimento para; posteridade Epiderme, epitáfio, epígrafe
Eu-; ev- Bem; bom Eufonia, euforia, evangelho
Hiper- Superior; excesso Hipérbole, hipertensão
Hipo- Inferior; escassez Hipodérmico, hipotensão, hipocrisia
Metá-; met- Posterioridade; mudança Metacarpo; metátese, metamorfose
Pará- par- Proximidade; ao lado de Paradigma, parasita, parábola
Peri- Em torno de Perímetro, perífrase, periscópio
Pró- Em frente; anterior Prólogo, prognóstico, programa
Sin-; sim-; si- Simultaneidade; companhia Sinfonia, simpatia, sílaba


01¬) Sublinhe os substantivos e circule os adjetivos presentes na música de Chico Buarque.

O meu amor tem um jeito manso que é só seu/ E que me deixa louca quando me beija a boca/ A minha pele toda fica arrepiada/ E me beija com calma e fundo/ Até minha alma se sentir beijada/ O meu amor tem um jeito manso que é só seu/ Que rouba os meus sentidos, viola os meus ouvidos/ Com tantos segredos lindos e indecentes/ Depois brinca comigo, ri do meu umbigo/ E me crava os dentes, ai!/ Eu sou sua menina, viu? E ele é o meu rapaz/ Meu corpo é testemunha do bem que ele me faz/ O meu amor tem um jeito manso que é só seu/ Que me deixa maluca, quando me roça a nuca/ E quase me machuca com a barba mal feita/ E de pousar as coxas entre as minhas coxas/ Quando ele se deita/ O meu amor tem um jeito manso que é só seu/ De me fazer rodeios, de me beijar os seios/ Me beijar o ventre e me deixar em brasa/ Desfruta do meu corpo como se o meu corpo/ Fosse a sua casa/ Eu sou sua menina, viu? E ele é o meu rapaz/ Meu corpo é testemunha do bem que ele me faz

02) Forme palavras pelo processo de composição por aglutinação.

água ardente ________________ perna alta __________________
em boa hora _________________ filho de algo ________________
pedra óleo ___________________ vinho acre __________________

03) Dê o processo formador de cada uma das palavras:

arrozal: ________________________________
desfeito: _______________________________
humanidade: ____________________________
infelizmente: ____________________________
empobrecer: _____________________________
planalto: ________________________________

04) Todas as palavras abaixo são formadas com prefixos latinos. Indique-os e dê o seu significado.

benevolência: _______________________ desfazer: ___________________________
admirar: ____________________________ extraordinário: ______________________
extrair: _____________________________ imigrar: ___________________________
retrógrado: __________________________ bilíngue: ___________________________
anteontem: __________________________ subsolo: ___________________________
ultrapassar: __________________________ posposto: __________________________

05) Todas as palavras abaixo são formadas com prefixos gregos. Indique-os e dê o seu significado.

êxodo: _________________________ metamorfose: __________________________
disfonia: ________________________ endotérmico: __________________________
sincrônico: ______________________ acéfalo: ______________________________
hiperácido: ______________________ perímetro: ____________________________
próclise: _________________________ antiaéreo: _____________________________
diagrama: ________________________ arquidiocese: __________________________

06) Faça a correspondência de sentido dos prefixos latinos e gregos destacados.
Palavra com prefixos latinos Palavras com prefixos gregos
superfino êxodo
ilegal perímetro
contradizer hiperácido
circunvagar euforia
subsolo endovenoso
intravenoso ateu
competir sinfonia
beneficente hipogastro
expulsar antídoto

07) Forme verbos utilizando a derivação parassintética a partir das palavras:

Noite: __________________________ tarde: ____________________________
Mudo: __________________________ doido: ____________________________
Louco: __________________________ vermelho: _________________________
Branco: _________________________ pálido: ___________________________
Vazio: __________________________ quente: ___________________________

08) Identifique os verbos e informe o que eles expressam: ação, estado ou fenômeno da natureza:

a) Chovia e ventava muito. Os guarda-chuvas enroscavam-se uns nos outros. O mundo estava molhado e sombrio.

_____________________________________________________________________

b) Devido à seca, os nordestinos abandonam suas terras e partem à procura de melhores condições de vida.

________________________________________________________________________

c) Enquanto o líder falava, todos permaneciam atentos.

____________________________________________________________________

Nenhum comentário: