Materias

Biologia (7) Cidadania (2) Espanhol (2) Fisica (8) Geografia (22) Geral (13) Historia (29) Ingles (40) Matematica (13) Portugues1 (6) Portugues2 (27) Quimica (20)

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Segunda Guerra Mundial

Segunda Guerra Mundial

O início

Ø  Hitler desencadeia a guerra ao aplicar o seu projeto de expansão do império alemão.
Ø  Março de 1938 anexa a Áustria
Ø  Setembro exige a devolução dos Sudetos pertencentes à Tchecoslováquia e gera uma crise diplomática que leva a Conferencia de Munique.

Ø  Março de 1939 invade e anexa toda a Tchecoslováquia ao império alemão
Ø  Assim, a Grã-Bretanha assume uma postura anti-nazista e disponibiliza apoio a uma possível invasão da Polônia, historicamente tinha possibilidade de ser o próximo alvo de Hitler.
Ø  O clima fica tenso na Europa, a guerra estava prestes a ser declarada.
Ø  Para Hitler seria muito oneroso guerrear contra a URSS e a Grã-Bretanha ao mesmo tempo, logo, precisava agir estrategicamente.
Ø  Em 23 de agosto de 1939 consegue assinar com a URSS um tratado de não-agressão.
Ø  Em 1º de setembro de 1939 invade a Polônia.
Ø  Em 3 de setembro a França e a Grã-Bretanha declaram guerra à Alemanha.

As fases da Guerra
Ø  Primeira fase: 1º setembro de 1939 – 22 junho de 1941: vitórias alemãs
Ø  Segunda fase: 22 junho de 1941 – 3 setembro de 1943: equilíbrio de forças
Ø  Terceira fase: 3 de setembro de 1943 – 2 de setembro de 1945: derrota do eixo Berlin-Tóquio-Roma

Sobre a Guerra

Ø  Foi uma guerra de proporções mundiais e teve, em linhas gerais, dois campos de batalha: a Europa e o oceano pacífico.
Ø  França teve sua participação limitada porque em 1940foi dominada pela Alemanha.
Ø  Grã-Bretanha permaneceu sozinha por um tempo até 1941 quando EUA e URSS entraram na Guerra ao seu lado.
Ø  EUA – contribuiu com sua economia forte; URSS – suportou toda a investida bélica da Alemanha
Ø  Apesar de rivais, juntaram forças contra o nazismo. Enquanto a URSS combatia a Alemanha em terras européias os EUA enfrentavam os japoneses no Pacífico.
Ø  Dois grandes flagelos à população civil devem ser lembrados: os campos de concentração nazistas e as bombas atômicas estadunidenses.

A Guerra

As vitórias alemãs

Ø  Uma das características dessa etapa foi a chamada guerra relâmpago, era um ataque muito eficaz e veloz empreendido pela Alemanha que garantiu a ela a conquista dos seguintes territórios: Dinamarca, Noruega, Países Baixos, Bélgica, França, que ficou dividida em duas zonas a ocupada e a livre. A zona livre ficou conhecida como Regime de Vichy.
Ø  A Itália entra a na Guerra em 10 de junho de 1940, ao lado da Alemanha, até então vitoriosa no conflito.
Ø  27 de setembro de 1940 Alemanha, Itália e Japão assinam o pacto de aliança formando o Eixo.
Ø  A situação da Grã-Bretanha era delicada, enfrentava sozinha todo o poderio alemão. Principalmente no combate aéreo. Porém, mesmo assim obteve a vitória no que ficou conhecido como a Batalha da Inglaterra. A Alemanha decidiu bloquear a entrada de víveres na ilha, mercadorias oriundas principalmente dos Estados Unidos. Tal comércio era garantido pela assinatura da Carta do Atlântico, entre outras coisas, determinava a possibilidade de comercialização entre os EUA e nações adversárias ao Eixo.  
Ø  Em 1941 os Estados Unidos, diante do expansionismo japonês assumem sua entrada na Guerra.
Ø  Lembrando: em 1937 o Japão atacou e ocupou o norte e parte do litoral sul da China. Já durante a guerra, em 1941, conseguiu a Indochina.
Ø  Os EUA emitiram nota exigindo a saída do Japão das áreas ocupadas na China. Em resposta, estes atacaram a base estadunidense de Pearl Harbor., no Havaí, em 7 de dezembro. Dia 11 de dezembro os EUA declaram guerra ao Eixo.
Ø  Os alemães estavam tendo êxito em seus ataques navais contra a Inglaterra, mas a situação não estava completamente favorável a eles devido ao apoio estadunidense, no geral, ainda era uma batalha incerta.
Ø  O Egito foi invadido em setembro de 1940 pelo exército italiano da Líbia. A guerra ganhou um novo campo de batalha, a África.
Ø  Em Europa, Alemanha conquista: Iugoslávia (abril de 1941), Grécia. Hungria, Romênia e Bulgária aderem ao Eixo.

O equilíbrio das forças

Ø  Esta fase se inicia com o ataque da Alemanha à URSS em 22 de junho de 1941. Juntamente com o efeito do ataque a Pearl Harbor muda o equilíbrio de forças na Guerra. Mas a capacidade alemã ainda rende algumas batalhas.
Ø  O chamado espaço vital da raça ariana, tão defendido por Hitler compreendia o leste europeu, território que ele havia conquistado e precisava manter a todo custo.
Ø  A dificuldade de tomar a Grã-Bretanha fez com que Hitler se voltasse para o outro lado, a URSS, rompendo com o acordo de 1939. A intenção era tomar a potência com mais uma guerra relâmpago.
Ø  O mais famoso erro de Hitler consistiu em uma avaliação errada da potencialidade soviética. Pontos favoráveis a URSS: extensão territorial, clima frio, superioridade numérica de exército, aviões e tanques de guerra.
Ø  Sem a declaração de guerra os alemães invadiram a URSS fortemente armados, em 22 junho de 1941, foi a chamada Operação Baronesa. Porém, diferente do que imaginava Hitler não pôde avançar com velocidade pela região e no ano seguinte, em junho de 1942, ele ainda buscava atingir a região do Cáucaso, por possuir poços de petróleo e a cidade central, Stalingrado. Conseguiram tomar a última cidade, porém a reação soviética foi intensa e em janeiro-fevereiro de 1943 os alemães se renderam.
Ø  Reversão: ao final de 1942 os Aliados tinham conseguido bloquear o avanço do Eixo, ao mesmo tempo em que preparavam a contra-ofensiva. Após a retomada de Stalingrado uma sucessiva onda de vitórias mostrou a capacidade dos Aliados em se rearticularem. De forma sucinta, temos:
Ø  No Atlântico a vitória naval contra os submarinos alemães era vencida pela Grã-Bretanha.
Ø  Pacífico: Batalha do Mar do Coral, maio de 1942, Estados Unidos vencem os japoneses com sua marinha. Foi um período de grandes perdas navais para esse país.
Ø  A Líbia é reconquistada entre outubro de 1942 e abril de 1943.
Ø  O sul da Itália é conquistado pelos Aliados e Hitler é obrigado a deixar essa região, Mussolini pede demissão e o rei Vitor-Emmanuel III nomeia um novo presidente do Conselho de Ministros. Em dezembro de 1943, conclui-se o armistício* com a Itália.    

O fim da Guerra

Ø  Os alemães perdiam a guerra, mas ainda se esforçavam em desenvolver armas de grande potência para a retomada da situação. Tinham foguetes e pesquisavam a bomba atômica.
Ø  Desde março de 1942 os Aliados bombardeavam regiões na Europa e em 1943 fizeram uma ofensiva de bombas Às cidades alemãs, além de reforçarem a resistência do território francês ocupado.
Ø  Os Três Grandes se reuniram em 1943, na Conferencia de Teerã, na qual Stálin exigiu de Roosevelt e Churchill a movimentação de exércitos para a região oriental da Europa já que combatia a Alemanha sozinho daquele lado.
Ø  Foi organizada a Operação Overlord que previa o Dia D – código secreto para o desembarque estadunidense na Europa.
Ø  O Dia D – 6 de junho de 1944 – desembarcou na Normandia (França), um exército anglo-americano que tomou Paris em 25 de agosto de 1944.
Ø  Certos da vitória, os Aliados fizeram a conferencia de Ialta, na Criméia (Rússia), em fevereiro de 1945, definindo entre si as zonas da Alemanha.
Ø  A queda de Berlin foi entre 25 de abril e 2 de maio de 1945, com a tomada da cidade pelo Exército Vermelho.
Ø  Roosevelt morre, de causas naturais, em 12 de abril de 1945.
Ø  Hitler comete o suicídio em 30 de abril do mesmo ano.
Ø  Japão se rende em 2 de setembro de 1945, logo após as bombas atômicas lançadas pelos Estados Unidos nas cidades de Hiroshima (6 de agosto) e Nagasaki (9 de agosto).
Ø  Termina, assim, a Segunda Guerra Mundial.
Ø   
Consequências globais – o mundo bipolar


Ø  Criação da ONU – 1 de janeiro de 1945 na Conferencia de São Francisco (EUA), cinquenta países assinaram a formação do órgão, sediado em Nova Yorque.
Ø  O mundo bipolar: os EUA eram o único país com bombas nucleares, a URSS só conquistaria as suas em 1949.
Ø  Ou seja, após esta grande guerra o mundo se configurava mais perigoso. Qualquer guerra poderia ser fatal, já que mais de uma potência possuía armamento nuclear. Uma nova guerra poderia causar um desastre global sem precedentes.
Ø  As antigas rivalidades entre países capitalistas forma deixadas de lado e todos se opunham a URSS socialista, enquanto esta conquistava cada vez mais aliados.
Ø  Teve início a Guerra Fria, período marcado por acordos diplomáticos e conflitos de pequeno porte financiados por essas duas potências antagônicas de maneira direta ou indireta.

A Segunda Guerra Mundial em números

Ø  Aproximadamente 50 milhões de mortos.
Ø  Mais de 20 milhões de soviéticos, 10% da população; cerca de 7 milhões de alemães; aproximadamente 17 milhões de civis; 10 milhões de pessoas nos campos de concentração; 6 milhões dessas eram judias;
Ø  Equipamentos: entre 1939 – 1945 EUA e Inglaterra construíram 42.500.000 toneladas de barcos; A Alemanha produziu 90 milhões de aviões; perdeu mais de 830 submarinos ao longo da guerra;
Ø  Bombas (toneladas): 1.350 milhão atingiu a Alemanha; 74 mil toneladas foram jogadas sobre a Grã-Bretanha.



* Armistício é a ocasião na qual as partes envolvidas num conflito armado concordam com o fim definitivo da guerra. É o instante anterior ao tratado de paz. Um cessar-fogo refere-se ao fim temporário de combates entre as partes geralmente em um período limitado de tempo em determinado território. Geralmente o cessar-fogo é necessário para a negociação de um armistício. O armistício é um modus vivendi, diferente de um acordo de paz, que pode levar meses ou anos para ser assinado. 

Nenhum comentário: