Materias

Biologia (7) Cidadania (2) Espanhol (2) Fisica (8) Geografia (22) Geral (13) Historia (29) Ingles (40) Matematica (13) Portugues1 (6) Portugues2 (27) Quimica (20)

terça-feira, 22 de março de 2011

AULA DE INGLES - PERSONAL PRONOUNS

Pronomes Pessoais em Inglês

PERSONAL SUBJECTIVE PRONOUNS

Personal Subject Pronouns equivalem aos pronomes pessais de caso reto na língua portuguesa . São palavras que substituem os substantivos( nomes de pessoas, objetos, lugares,animais).

Vejamos exemplos abaixo:

He is my friend ele é meu amigo)
a palavra "He" é o sujeito na frase acima.

They are brothers
(Eles são irmãos)
Neste caso, a palavra "They" funciona como sujeito.

Personal Objective Pronouns:

Singular Plural

I (eu) We (nós)
You (você) You (vocês)
He (ele) They (eles)
She (ela) They (elas)
It (objetos e animais) They

O pronome de 1ª pessoa do singular, I, sempre se escreve com maiúscula, seja qual for a posição na frase.

I rarely study on Internet, but I am studying now.

O pronome you é usado para o singular e plural.
O contexto é que esclarece se significa você ou vocês.

Subject significa sujeito e estes pronomes , na língua inglesa, funcionam como o sujeito da oração.

Por exemplo:

You are excellent students! ( Vocês são excelentes alunos! - Observe que o substantivo students no plural leva à tradução de you por vocês.)

O pronome it é neutro. Deve ser utilizado para substituir nomes de objetos, animais, lugares. Pode ser traduzido de várias maneiras, dependendo da frase.

I bought a new bag. It is black. ( Eu comprei uma bolsa nova. Ela é preta.)
I bought a new car. It is black. ( Eu comprei um carro novo. Ele é preto.)

Em inglês, não há oração sem sujeito, como na língua portuguesa, em que existem frases como: Está calor. / Está chovendo hoje.. Nesses casos, em inglês, usa-se o pronome neutro:

It is hot . / It is raining today.
Nesses casos , o pronome it não é traduzido.
Outro exemplo seria em frases , como: É importante estudar / It is important to study.

3- O pronome they pode se referir a homens, mulheres ou funcionar como pronome neutro, referindo-se a animais, coisas, lugares.

They are beautiful girls.( Elas são lindas meninas.)
They are silly boys. ( Eles são meninos bobos.)
They are modern cities. ( Elas são cidades modernas .


PERSONAL OBJECTIVE PRONOUNS

Pronomes pessoais objeto são usados como complemento
(direto ou indireto) de um verbo: S + V + O onde S = subject (sujeito) V = verb (verbo) O = object(complemento)


Personal Objective Pronouns:

Me ( me, mim)
You (te, ti, você)
Him (o,lhe)
Her ( a, lhe)
It (o, a, ele, ela, lhe)
Us ( nos )
You (vós, vocês)
Them ( os, as, eles, elas, lhes)



Uso:

1. Empregam-se os pronomes pessoais objetos:


(a) como complemento direto quando a ação de um verbo afeta a
pessoa ou algo.

Ex: Who built the house?I built it.
(Quem construiu a casa?Eu construi-a.)

I know them. (Eu conheço-os.)


(b) como complemento indireto quando a ação de um verbo beneficia a pessoa.

Ex: Could you pass me the
salt, please? (Podes passar-me o sal, por favor?)

I'm going to buy her a present. (Vou
comprar-lhe um presente.)


(c) em linguagem informal, quando as respostas são compostas por uma só palavra.

Ex: Who is it? Me.(Quem é? Eu.)

Who broke the vase? Him .(Quem partiu o vaso? Ele.)
NOTE: em linguagem formal,
a resposta deverá ser He did.


(d) após preposições.

Ex: The boy is looking at her.( O rapaz está olhando para
ela.)

She gave the book to me. (Ela deu-me o livro.)

I feel sorry for her. (Estou com pena dela.)


(e) em linguagem informal, após o verbo be, than e as.

Ex: It was him who asked the question. (Foi ele quem
fez a pergunta.)

Jennifer is taller than me.( A Jennifer é mais alta do que
eu.)

Sue is as intelligent as him.
(A Sue é tão inteligente como ele.)


(f) em linguagem informal, como sujeito de um verbo. (Em linguagem formal, essa utilização é considerada incorreta)

Ex: John and me like reading. (Eu e o João
gostamos de ler.)


(g) em exclamações.

Ex: He won the lottery. Lucky him!
(Ele ganhou a lotaria. Que sorte a dele!)

Nenhum comentário: